O que é mácula melanótica labial?

Perguntado por: lgil . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

A mácula melanótica é uma alteração pigmentada plana, bem circunscrita, de coloração marrom ou negra, de etiologia desconhecida ou reacional.

Definição: Mancha e mácula são alterações de cor da mucosa bucal ou da pele sem causar elevação ou depressão no tecido. O que diferencia a mancha da mácula é o seu tamanho. As manchas são maiores e as máculas são menores.

Mácula ou mancha: Alteração de coloração da mucosa sem elevação ou depressão do tecido. Placa: Lesão plana, ligeiramente elevada e que não se desprende à raspagem.

Os sintomas da degeneração macular variam de acordo com o tipo da doença. Os sintomas da DMRI seca podem nem aparecer, mas entre os mais comuns incluem-se: perda da visão central lenta e sem dor ao longo dos anos; objetos podem parecer esmaecidos ou pouco detalhados; dificuldade de leitura e pontos cegos (escotomas).

Espinafre, couve e couve manteiga, entre outros, são repletos de luteina e zeaxantina, importantes pigmentos vegetais que podem ajudar a estabilizar a progressão da degeneração macular relacionada a idade e catarata. Brócolis, ervilha e abacate também são fontes destes poderosos antioxidantes.

Mácula ou mancha é uma lesão elementar da pele caracterizada por uma área delimitada de coloração distinta da pele ao redor, porém sem relevo ou espessamento perceptíveis.

Mancha ou mácula: alteração circunscrita da cor sem mudança do relevo. Possui origem pigmentar (acromia, hipocromia ou hipercromia), vascular (eritema) ou hemorrágica (petéquia, equimose).

Classificação das lesões bucais
Coloração: rosa, branca, amarela, vermelha, azul, roxa, parda, negra. Superfície: lisa, ceratótico, rugosa, filiforme, papilomatosa, verrucosa. Contorno: regular ou irregular. Limites: com ou sem limites bem definidos.

Mácula é uma mancha, uma marca de cor diferente que marque uma sujeira. No sentido figurado representa algo vergonhoso, que causa efeito negativo na reputação da pessoa.

1. Enodoar; sujar. 2. [Figurado] Deslustrar; infamar.

Resposta: 1) Do Latim MACULA, “erro, nódoa, mancha”.

São chamadas de máculas ou manchas, a depender do tamanho da lesão: até 1cm e acima de 1cm, respectivamente. Essas alterações de cor podem ser pigmentares, vasculares, hemorrágicas ou por deposição pigmentar.

A mácula é uma pequena região no centro da retina, que permite que uma pessoa possa ver detalhes. As células sensíveis à luz da mácula, conhecidas como fotorreceptores, convertem a luz do campo visual em impulsos elétricos e, em seguida, transferem os impulsos para o cérebro através do nervo óptico.

Ela começa com sintoma muito discreto de alteração das formas (chamada metamorfopsia) e piora da visão central, depois evoluindo para uma mancha no centro da visão. A degeneração macular relacionada à idade é a principal causa de cegueira irreversível em pacientes acima dos 60 anos nos países desenvolvidos.

O edema macular diabético é quando a retinopatia diabética (RD) atinge a região da mácula. Não existe cura para a doença, restando apenas os esforços terapêuticos concentrados nos fatores de risco e no tratamento cirúrgico das lesões com alto risco de evolução para a perda visual.

Sua principal característica é o surgimento de uma mancha que resulta na baixa visão. Assim, a pessoa vai ter cada vez mais dificuldades de enxergar com nitidez, podendo perder totalmente habilidades como ler e dirigir, por exemplo.