O que é mais vantajoso 110 ou 220?

Perguntado por: abelchior . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V. nes de Oliveira.

Equipamentos ligados em tensão 220 volts consomem menos em relação aos ligados em 127 Volts.. Abraços. A vantagem é a economia no cabo, somente. O melhor é você ter os aparelhos na tensão que a concessionária te fornece.

A principal diferença entre as duas voltagens está em um ponto que a maioria das pessoas não vê dentro de casa: nas instalações elétricas. A rede de 220V exige fios mais finos do que os utilizados na tensão de 127V, que precisa de uma instalação mais "robusta" pois demanda mais corrente para a mesma potência consumida.

Se a fiação de uma casa for dimensionada de acordo com os padrões atuais, aparelhos de 110 e 220V trarão o mesmo gasto. Mas o consumo nos fios depende da voltagem do aparelho, e se o aparelho funcionar a 110V, os fios gastarão quatro vezes mais energia do que se ele trabalhar a 220V.

Não há diferença técnica entre as duas tensões.
A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V. O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento.

É por questão de segurança que a maior parte do Brasil utiliza 110 V. O choque elétrico que resulta de uma tensão de 220 V pode gerar mais danos que um choque de uma tensão de 110 V.

Segundo a ABRADEE (Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica), a maioria dos Estados do Sudeste, Norte e parte do Centro-Oeste usa a tensão 127 V. Já no Sul, Distrito Federal, Goiás e Nordeste, a voltagem instalada é de 220 V.

Os primeiros colocados são:

  • China.
  • Estados Unidos.
  • Rússia.
  • Índia.
  • Japão.
  • Alemanha.

Na prática, um chuveiro 220V consegue esquentar um pouco mais a água do que um de 110V – em torno de 1 a 2 graus, o que já pode fazer toda a diferença na hora do banho. Mas para que o chuveiro funcione corretamente, a rede elétrica precisa ser compatível.

Muita gente se pergunta se o tradicional forno elétrico gasta menos energia do que uma Airfryer convencional. Em geral, o consumo dos dois eletrodomésticos é equivalente em termos de energia, onde o valor das contas no final do mês é praticamente o mesmo.

Ligar aparelho 110 em 220 Vai Queimar !
Caso a chave esteja em 110 e ligue em uma tomada de 220 a fonte vai queimar na hora, pois vai receber uma sobrecarga. Mas nem todos os aparelhos também tem esta chave, no caso do computador a fonte impede que a sobrecarga queime outros dispositivos como placas internas.

Apesar dos riscos de choque, como já mencionado anteriormente, a instalação 220V é mais segura do que a de 127V. Isso porque as tomadas 220V possuem menor fluxo de corrente elétrica. Como a instalação utiliza fios mais finos, as perdas são amenizadas proporcionando mais segurança.

Agora, se ligarmos um aparelho 220V numa tomada de 110V, o aparelho pode não queimar, mas aí sim tem seu desempenho reduzido, trabalhando em menor potência. Por isso, é necessário usar transformadores para converter a voltagem e poder utilizar seus aparelhos sem que eles queimem ou haja uma redução no desempenho.

Qual a vantagem de um aparelho bivolt? A principal vantagem de um aparelho bivolt é a tranquilidade de poder ligá-lo em qualquer tomada sem o risco de queimá-lo.

Na verdade os aparelhos de 220V consomem um pouco menos porque podem trabalhar com uma fiação mais fina devido a menor corrente (“amperagem”) que utilizam.