O que é mais velho o Sol ou a Lua?

Perguntado por: ibrites . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Sobre quem é mais velho, o sol ou a lua, pode-se concluir que o sol é mais velho que a lua porque ele possui cerca de 4,603 × 10^9 anos, um número tão grande que ocuparia quase toda a resposta.

4,603 × 10^9 anos

A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar. Ela se formou, há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, do impacto de um grande corpo celeste com o planeta, e desde então realiza a sua órbita ao redor dele e também do Sol.

“É a genética que determina quem possui ou não o transtorno. O ambiente não serve para formá-lo, mas contribui para tornar visíveis as dificuldades de crianças e adultos em se adequarem ao mundo”, explica o médico Ênio Roberto de Andrade, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas.

A superlua cheia de 19 de março de 2011 ocorreu a apenas uma hora do perigeu, à distância de 356 577 km. Por isso, viu-se a Lua 7,94% maior e 16,52% mais brilhante que uma lua cheia típica. Excetuando esta ocasião, a maior superlua anterior havia ocorrido em 8 de março de 1993.

Pequenas partículas de poeira estelar datadas de sete bilhões de anos foram encontradas em um meteorito que caiu na Austrália, em 1969. Esse é o material mais antigo já encontrado na Terra, e é dois bilhões de anos mais velho que o próprio planeta.

Sol e NML Cygni
Finalmente, chegamos à hipergigante vermelha NML Cygni tem raio que a torna 1.650 vezes maior que o Sol. Esta é uma das maiores estrelas (considerando o raio) que conhecemos, sendo também uma das mais luminosas que fazem parte da Via Láctea.

1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra. Sua localização aparente está na constelação de Cão Maior.

Do espaço, o Sol aparece em sua verdadeira cor: o branco.

300 milhões de anos. Estes valores devem ser considerados como aproximados (até porque a composição química inicial de cada estrela e a eventual perda de massa durante a evolução tem influência nestes cálculos) e têm o significado de um tempo de vida máximo que as estrelas de uma dada massa podem ter.

A origem do Sol está associada ao colapso gravitacional da nebulosa solar, uma nuvem formada por gases e poeira. Esse processo teve início há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, que corresponde à idade do Sol.

A principal teoria de formação da Lua é de 1975 e considera que um corpo celeste do tamanho de Marte, chamado Theia, colidiu com a Terra há cerca de 4,5 bilhões de anos, quando nosso planeta ainda estava em formação e era uma grande bola pastosa e quente. Um pedaço do globo terrestre teria se soltado e formado a Lua.

“O estudo de meteoritos indica que o Sistema Solar se formou há 4,56 bilhões de anos, a Lua, portanto, teria cerca de 4,51 bilhões de anos”, conta o geólogo brasileiro Felipe Leitzke, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), um dos autores do estudo.

A ausência da atmosfera (camada de gás que envolve um planeta ou outro corpo celeste) é a causa responsável por não chover na Lua. Na verdade, o ar lá é muito tênue, quase inexistente.

“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.

Na Bíblia, há uma profecia sobre o fim do mundo, em Joel 2:31. Essa profecia fala sobre a Lua se tornar sangue: “O Sol se tornará em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor”. Em Apocalipse 6:12, esse acontecimento é mencionado novamente ao retratar o fim do mundo.

A Terra gira em torno do Sol porque continua mantendo o movimento da nuvem de partículas que a formou e porque tem uma órbita estável, graças ao equilíbrio existente entre sua velocidade e a força gravitacional exercida sobre ela pelo sol.

Esse ambiente constitui-se de um vácuo parcial contendo baixa densidade de partículas, predominantemente plasma de hidrogênio e hélio, além de radiação eletromagnética, campos magnéticos, neutrinos, poeira interestelar e raios cósmicos.

Na realidade, a Lua é um satélite do nosso planeta, ou seja, gira em torno dele. Nesse eixo de rotação, certas regiões da Terra se aproximam mais da Lua do que outras. Onde isso acontece, a força de atração que a Lua exerce sobre a Terra se intensifica.

1- Povos indígenas da Austrália, ou aborígenes (50.000 AEC)
Pesquisas indicam que eles são a civilização mais antiga do mundo. Os vestígios humanos primitivos podem ser de até 50.000 anos; contudo, dados inconclusivos sugerem que eles poderiam estar por ali há cerca de até 80.000 anos.