O que é maloca Tuyuka?

Perguntado por: hcortes2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

As obras “Maloca Tuyuka” – que traz uma lembrança ancestral das malocas dos índios Tuyukas da região do Alto Rio Negro, no Amazonas -, e “Imirõm – Pequeno Cacuri” - que narra uma cena de pesca com o objeto indígena Cacuri - foram selecionadas entre as 1.164 inscritas de todo Brasil.

Categorizadas como gentes (mahsã), as constelações estão inseridas num sistema de compreensão, classificação e ordenação do mundo no qual uma noção de parentesco marcada pela segmentação e a hierarquia é idioma central de socialidade.

Cada maloca é dividida internamente em espaços menores, de mais ou menos 36 metros quadrados, onde reside uma família. Esse pequeno espaço recebe o nome de oca. Na tradição indígena, cabe aos homens construir e erguer a estrutura das malocas enquanto as mulheres socam o barro a ser assentado no chão da habitação.

E tudo começou com um programa de humor na rádio Record. Inspirado no samba Saudosa Maloca, em 1956 Oswaldo Moles escreveu para o rádio o programa Histórias das Malocas onde Adoniran Barbosa interpretava o personagem Charutinho contracenando com Pafunça, papel vivido pela comediante Mariamélia.

Os homens tuyuka pescam muito, sendo o peixe sua principal fonte de proteína. Comem mais peixe do que caça. Tinguijada tuyuka (peixes na canoa, depois de pescaria com timbó).

São elas: guajajara, sateré-mawé, xavante, yanomami, terena, macuxi, kaingang, ticuna e guarani, sendo que as últimas contam com cerca de 30.000 falantes cada uma. Já as cerca de 170 línguas restantes possuem um número de falantes de cerca de 400 índios, cada uma. (Lopes, 1995, Rodrigues, 1999).

O povo Tukano conta que existiu, muito tempo atrás, um ser com o corpo cheio de furos, por onde o vento passava e ressoava um som que encantava as mulheres e as levava embora. Os homens resolveram capturar esse monstro. Na luta, o Uakti morreu e foi sepultado em um local onde nasceram palmeiras.

2 aldeia, aldeamento. 3 casebre, tapera, mocambo. 4 taba.

As malocas são divididas pela estrutura do telhado. São formados quadrados com um tamanho médio de 6 x 6 metros, sendo que cada um deles é destinado para uma família. De tal maneira, as pessoas moram todas juntas, em comunidade, dividindo a mesma “casa”.

A estrutura interna da maloca é composta por troncos longos, grossos e pesados e por outros mais finos, alternados. O dono escolhe as árvores na floresta, que serão cortadas e limpas. Para o transporte da madeira, ele conta com a ajuda de oito a dez índios.

Portanto, uma reunião de ocas são chamadas de tabas.

Este espaço é denominado oca (tupi) ou oga (guarani).

No campo religioso, os tupis eram politeístas. O líder religioso era chamado Pajé, tendo grande destaque na hierarquização social. A ele eram delegadas funções de curandeiro e sacerdote.

Ao longo dos anos o cocar se tornou um dos principais ornamentos tradicionais usados pelos indígenas e possui grande simbologia na sua cultura.

Eden Rodrigues e Iris Madjarof são o Casal Maloka, os hosts do podcast que se chamava Gralha Manca, mas agora se chama Casal Maloka Onze e Meia.

Uma maloca pode incluir os seguintes cômodos: salão, quarto, cozinha, bar e banheiro.