O que é mama densa é perigoso?

Perguntado por: dxavier . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Ter as mamas densas não é um sinal de câncer, mas elas podem ser consideradas um fator de risco para o desenvolvimento da doença. Esse risco está associado a uma maior predisposição genética e também à dificuldade de visualização do tumor durante o exame de mamografia.

A tomossíntese mamária é um dos exames mais indicados para mulheres com mamas mais densas e heterogêneas, que exigem mais precisão e cuidado na realização dos exames de rotina.

As dores costumam ser sinal de alterações benignas, causadas pelas oscilações hormonais nas mulheres e depende muito da sensibilidade pessoal de cada um. As mamas mais densas, mamas jovens, com bastante tecido glandular, são as que costumam doer mais e antigamente eram chamadas mamas displásicas.

Durante a palpação, a mulher com a mama densa pode ter a sensação de que seus seios estão com muitos nódulos. Entretanto, isso se refere à diferença entre o tecido fibroglandular e a gordura que, quando estão interpostos, dão essa falsa sensação.

O tratamento com um hormônio bloqueador de estrógeno é o único medicamento que atua na redução da densidade mamária, mas como ele apresenta alguns efeitos colaterais, só é recomendado para mulheres com alto risco de desenvolver a doença.

BIRADS 2: significa dizer que existe uma alteração na mama, porém que este achado é benigno, ou seja, não tem risco de ser câncer nem de se transformar em câncer.

BIRADS 2: Achados mamográficos benignos
Isso significa que o médico encontrou algumas alterações na sua mama, mas que estas são 100% benignas.

Definida como uma condição em que o tecido mamário é mais denso e fibroso do que gorduroso, a mama densa ocorre quando há uma maior quantidade de tecido glandular e de ductos mamários, em relação ao tecido adiposo. Cerca de 40% das mulheres com mais de 40 anos possuem mamas densas.

A mamografia é capaz de diagnosticar o tumor quando ele ainda tem menos de 1 centímetro, tamanho em que o nódulo ainda não está grande o suficiente para ser percebido no autoexame. Quando percebido nesse estágio inicial, o câncer de mama tem chance de cura em até 95% dos casos.

O ultrassom de mamas tem pouca acurácia para detectar câncer de mama no início. Os nódulos benignos geralmente tem orientação horizontal, margens regulares e bem definidas, já o câncer tem orientação vertical e margens irregulares.

Dor nos seios é sintoma de câncer de mama? Geralmente não. O câncer de mama habitualmente não causa dor nos seios. A dor nas mamas, chamada de mastalgia, tem inúmeras causas e é um sintoma muito comum entre as mulheres.

Também conhecida como dor na mama, ela pode ser ocasionada, por exemplo, pelo inchaço dos seios e as demais alterações hormonais típicas do ciclo menstrual e da menopausa. Porém, há casos em que é preciso se preocupar. Quando a dor é muito intensa e persistente, o ideal é consultar um médico.

Dor no braço pode ser um sintoma de câncer de mama? Na maioria dos casos, a paciente não apresenta sintomas, mas a dor no braço pode estar relacionada ao câncer de mama. Contudo, essa dor pode ter outras causas, como: artrites, fibromialgia, contraturas musculares, entre outras.

Quando consultar um médico
A mulher com dor intensa, vermelhidão ou inchaço pode estar tendo uma infecção de mama e deve consultar um médico no prazo de um a dois dias.