O que é meio ágar?

Perguntado por: ralencastro . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

O ágar é um solidificante que é usado no preparo dos meios de cultura, que quando adicionado a um caldo nutriente (mistura de nutrientes específicos necessários para o cultivo de um determinado microrganismo), forma um meio de cultura. Esse meio de cultura formado também é denominado de ágar.

O ágar-ágar é uma fonte natural e vegetal de colágeno, por isso evita o aparecimento de rugas e combate a flacidez, auxiliando inclusive na prevenção e tratamento de celulites. Assim como o colágeno animal, o ágar-ágar também garante mais força, maciez e brilho aos cabelos e unhas.

Preparo do meio de cultura Ágar-BHI (brain heart infusion)
Deve-se misturar em um Erlenmeyer a quantidade de 52 g do meio em um volume de ¾ do Erlenmeyer em questão, ou seja, 750 mL de água. Aquece para que haja a solubilização do meio. Fraciona-se em garrafas meia rosca.

É uma substância atóxica formada principalmente por fibras, sais minerais, celulose, anidrogalactose e proteínas. Em virtude de sua capacidade de formar gel na presença de água, o ágar é comumente utilizado na indústria alimentícia.

O ágar é normalmente vendido sob a forma de pó ou como tiras de algas secas. Tem um aspecto esbranquiçado e semi-translúcido.

O Ágar Sangue de Carneiro é um meio de cultivo para a grande maioria das bactérias gram positivas e gram negativas, como fungos (bolores e leveduras), a partir de uma base rica e suplementada que oferece ótimas condições para o desenvolvimento de microorganismos.

O ágar pode ser usado como um laxante, um inibidor de apetite, um substituto vegetariano para a gelatina, um espessante para sopas, em conservas de frutas, sorvetes e outras sobremesas, como agente clarificador na fabricação de cerveja e para o dimensionamento de papel e tecidos.

NA ZONA CEREALISTA ONLINE TEM ÁGAR-ÁGAR!

O agar-agar é um polissacarídeo extraído de algas vermelhas, enquanto a gelatina é uma proteína obtida a partir de ossos e pele de animais. Portanto, o agar-agar é derivado vegetal enquanto a gelatina é derivada de animais.

O Ágar-Ágar (gelidium cartilagenium) é uma alga em muito utilizada na culinária vegetariana como alternativa à gelatina animal para preparações diversas. É bastante indicado para pessoas que estão em dieta de emagrecimento, uma vez em que o produto causa sensação de saciedade.

Amido de milho como substituto do ágar em meio de cultura.

Posso trocar gelatina por agar-agar?

  • 12 g de gelatina em pó sem sabor ou 6 folhas de gelatina equivalem a 4 g de Agar-Agar em pó.
  • 1 folha de gelatina = 1 colher de chá de gelatina em pó, que equivale a 1/3 colher (chá) de Agar-Agar em pó.

Ágar-ágar: gelatina de plantas
O Ágar-Ágar (Gelidium Cartilagenium) é uma alga em pó muito utilizada na culinária vegetariana como alternativa em substituição à gelatina animal para preparações diversas.

Angelina (Lina) Fanny Hesse (1850-1934) foi a primeira pessoa a propor o uso de ágar como meio de cultura para crescimento e isolamento de bactérias.

Com sabor neutro, é derivado de algas marinhas. Rica em minerais e fibras, pode ajudar estimulando a produção de colágeno do nosso corpo.