O que é melhor graxa ou óleo?

Perguntado por: msantos . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 2 votos

A graxa é especialmente útil em aplicações onde as superfícies de contato estão sujeitas a altas cargas ou pressões, como rolamentos, eixos e engrenagens. Além disso, a graxa é geralmente mais durável e resiste melhor à lavagem por água do que o óleo lubrificante.

Qual a vantagem de utilizar graxa? A graxa é um dos componentes mais versáteis na lubrificação industrial. Em relação aos óleos, ela se sobressai por ser menos custosa e mais resistente. A fórmula ideal deve conter a seleção correta de componentes, o que inclui óleo lubrificante, espessante e aditivos.

Jamais utilize um óleo diferente na sua moto, pois isso pode danificar a corrente. Um exemplo de lubrificante que não deve ser utilizado em correntes, mas, ainda assim, muita gente insiste em utilizá-lo é a graxa.

Uma pequena quantidade de graxa pode ser adicionada a uma caixa de engrenagens lubrificada com óleo para reduzir vazamentos ou ruídos.

Na indústria automotiva, por exemplo, pode ser usada na lubrificação de capôs, portas, dobradiças, interior de para-lamas, fechaduras e entre outros. O uso desta graxa também é adequado para motocicletas, tratores, caminhões e máquinas no geral.

Para os motores, opte por uma graxa automotiva que seja a base de sódio. Dessa forma, ela resiste à temperatura. Para engrenagens e máquinas, as graxas de lítio podem ser uma boa opção. No caso de componentes de máquinas que envolvem o uso de água, prefira uma graxa resistente à umidade - ou seja, com base de cálcio.

O uso de protetores coloridos de pinos graxeiros também pode ser eficaz na identificação dos diferentes tipos de graxas. O tipo de graxa e a cor atribuída a ela também devem ser claramente identificados nas pistolas de lubrificação.

graxa de lítio

Com toda a certeza, a graxa de lítio é popular pois é a mais usada na indústria. Isso acontece pois essa graxa é macia e conta com ação prolongada já que seus elementos são de alta qualidade.

A principal função da graxa é reduzir o atrito, o desgaste e o aquecimento, além de proteger contra a corrosão e vedar contra o ingresso de contaminantes externos — como água ou impurezas.

No entanto, não deve ser usado como lubrificante sexual. Por ser um óleo, a substância pode estragar o látex da camisinha e deixar os parceiros suscetíveis a ISTs. Na internet é possível achar receitinhas de lubrificantes caseiros à base de azeite de oliva, clara de ovo, aloe vera ou babosa.

Pode ser óleo de girassol ou o óleo de coco, que além de ser um ótimo lubrificante íntimo é também um antifúngico, ou seja, evita candidíase.

Spray de lubrificante para corrente da moto:
Consideramos esta a melhor e mais segura maneira de lubrificar a corrente da moto. Pois, alcança pequenos espaços, não faz sujeira no ambiente e na moto, evita desperdícios e é aplicado na quantidade correta.

Mas para proteger as peças das motos, o melhor é utilizar um lubrificante como o WD-40 multiuso, pode ser usado na corrente e na roda dentada, quando aplicar gire lentamente a roda traseira da moto no sentido horário.

Usar um lubrificante especificamente desenvolvido para uso em correntes de moto pode aumentar muito sua durabilidade, e tão importante quanto a lubrificação periódica é usar o lubrificante correto.

Esse lubrificante é tipo WD.

A graxa em spray pode ser aplicada em partes metálicas do carro, como: a parte interna dos pára-lamas, as travas de capô, portas e máquinas de vidro. É possível ainda fazer uso do produto em ônibus, lanchas, motocicletas e caminhões. O uso do prolongador pode ser benéfico na hora da aplicação.

A vaselina industrial sólida também é usada como uma graxa lubrificante leve ou como uma graxa de montagem antiaderente.

As vantagens da graxa de silicone são: É uma graxa inerte. Portanto, não ataca alguns materiais, como a borracha.

Vida útil normal: Em geral, a vida útil recomendada para óleos e graxas é normalmente cinco anos, quando armazenados adequadamente nos recipientes selados originais. Óleos industriais e automotivos podem mostrar sua deterioração de uma ou mais das seguintes formas: Aparência opaca ou odor forte.