O que é melhor inverter ou dual inverter?

Perguntado por: ocamilo . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

É aqui que está a grande diferença entre os modelos: enquanto o Inverter tem uma economia de 30% em relação a aparelhos tradicionais, no ar Dual Inverter esse percentual aumenta para 70%. Isso porque ele utiliza um rotor duplo aliado a uma versão mais avançada dos motores.

O ar-condicionado dual inverter tem duas câmaras de compressão para produzir uma diferença de fase com 180 graus, no tempo de compressão mútua, fazendo uma menor quantidade de vibração, ruído reduzido e maior eficiência no funcionamento. É um dos equipamentos mais estáveis do mercado.

Qual modelo é mais econômico? Tanto o modelo Dual Inverter quanto o WindFree contam com compressores Inverter e prometem economizar na conta de energia. O modelo da Samsung, no entanto, promete economizar até 77% com consumo elétrico, o que garante a melhor vantagem contra os 70% prometidos pelo seu rival da LG.

É importante lembrar que um ar-condicionado 12000 BTUs, por sua potência, vai gerar um consumo maior de energia — cerca de 25 KWh/mês por hora ligado. Por isso, precisa de uma rede elétrica preparada para suportar essa carga (lembrando que há modelos de ar-condicionado com tecnologia para reduzir esse consumo).

Na disputa entre um ar-condicionado split convencional e um com compressor Inverter, o mais econômico é sem dúvidas o Inverter. Este tipo de ar-condicionado consegue uma economia de até 40% em comparação com um aparelho novo. Já em comparação com aparelhos antigos, a economia chega a incríveis 70%.

LG

A Dual Inverter é uma tecnologia exclusiva da fabricante LG, que desenvolveu o modelo para uso exclusivo em seus aparelhos de ar-condicionado há alguns anos atrás.

Voice Artcool UV Nano

Agora o ar-condicionado LG Dual Inverter Voice Artcool UV Nano, o modelo mais moderno da fabricante.

Quantos BTUs por m²? A princípio, são necessários entre 600 a 800 BTUs por m². Em geral, a potência em BTUs do ar condicionado deve ser definida principalmente de acordo com o tipo e tamanho da área a ser coberta.

Você vai notar que dois consomem 16,9KwH/mês e 22,3KwH/mês, respectivamente. Ou seja, o aparelho de 9.000 BTUs consome menos energia por mês do que o de 12.000 BTUs.

Para cômodos menores, de forma geral, indicamos uma capacidade de ar-condicionado entre 7.500 e 9.000 BTUs. Já para ambientes maiores, ar-condicionados entre 9.000 e 12.000 BTUs devem dar conta do recado. Vai refrigerar a sala de estar? Se liga só nos mellhores modelos de ar-condicionado de 12.000 BTUs!

Apesar do longo período, as tecnologias avançaram para o aparelho operar por mais tempo e com maior potência. Estima-se que um ar-condicionado atual tenha uma vida útil de 10 a 15 anos, caso passe pelas manutenções e limpezas recomendadas.

Já no ar condicionado Inverter, a temperatura no ambiente tende a ser mais constante, já que o compressor funciona em rotação variável e contínua. Isso resulta em maior conforto, menor nível de ruído e menor consumo energético, chegando até 40% de economia em relação aos aparelhos convencionais.

Na função Inverter, o aparelho também pode permanecer ligado o dia todo, isso porque o motor inicia o seu funcionamento de forma constante, ou seja, ele acaba trabalhando em um mesmo ritmo sem necessitar que o aparelho seja desligado.

8 horas por dia / 20 dias no mês / 17,6 kWh com um produto de 9.000 BTUs e com a tarifa mais cara (0,706 R$/kWh): R$ 67,27.