O que é melhor lato sensu ou MBA?

Perguntado por: ilopes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 11 votos

Se o que você deseja é ascensão profissional e conhecimentos práticos para o mercado de trabalho, uma pós-graduação lato sensu é a melhor escolha.

Especialização é, normalmente, o termo utilizado para cursos de áreas específicas, como saúde ou direito, por exemplo. O MBA (sigla para Master Business Administration) é focado em cursos da área de gestão, mas com a mesma função de pós-graduação Lato Sensu.

Vale ressaltar que a pós-graduação e o MBA têm o mesmo peso acadêmico, o que muda na verdade é que cada um deles acolhe um público diferente. Por exemplo, geralmente, a pós-graduação é desenhada para um público de pessoas que está no início da carreira e pretende alcançar posições de gestão no futuro.

Sim! Um profissional com título MBA é um especialista na área de gestão e administração, portanto, ele está habilitado para dar aulas à estudantes universitários. Contudo, é importante saber que isso só é possível em instituições privadas, onde ter uma titulação lato sensu é o suficiente para lecionar.

Sendo assim, quem faz MBA não recebe um título específico, mas pode ser chamado de especialista, sendo pós-graduado na área escolhida. Só recebem títulos acadêmicos as pessoas que concluem pós-graduação stricto sensu, como os mestre e doutores.

Então, se você se pergunta “posso fazer MBA antes de terminar a graduação?”, fique sabendo que precisa passar primeiro por um curso superior. Sim, para fazer MBA precisa ser graduado.

Você já tem uma graduação, mas precisa aprofundar seus conhecimentos em uma área e não sabe por onde começar? Uma ótima opção é fazer um MBA, que irá lhe preparar não só para atuar tecnicamente em uma área específica, mas também desenvolver a sua capacidade de gestão de pessoas e liderança.

Quem realizou um MBA, por exemplo, posteriormente pode investir em um mestrado. O mesmo é válido para os concluintes do mestrado, que podem dar seguimento ao doutorado. Outra possibilidade é se dedicar a cursos de idiomas, intercâmbio profissional e/ou cultural ou até mesmo buscar um novo cargo.

Lato ou stricto sensu
Vamos começar do básico, a nomenclatura: a pós-graduação lato sensu, ou sentido amplo, compreende programas de especialização, geralmente voltados ao mercado de trabalho. Esse tipo de curso tem duração mínima de 360 horas e, ao final, o aluno obtém um certificado.

Quais os principais tipos de MBA?

  • MBA Executivo em Gestão de Marketing.
  • MBA Executivo em Recursos Humanos.
  • MBA Executivo em Liderança.
  • MBA Executivo em Gestão de Negócios.
  • MBA Executivo em Projetos Estratégicos.

Depois da graduação você pode escolher entre uma pós-graduação lato sensu ou um mestrado, que, como dissemos, é também uma pós-graduação, mas do tipo stricto sensu. Apenas depois de concluir o mestrado é que você pode seguir para o doutorado.

Sim, totalmente possível. Você pode fazer quantos cursos de pós-graduação quiser, tanto lato sensu quanto stricto sensu.

1) Quando precisa de uma visão de gestão para ampliar suas possibilidades de carreira; 2) Quando há necessidade de um reposicionamento profissional; 3) Quando deseja mudar de área (ou, por diversas razões, mudou).

Dos quatro tipos de cursos de pós-graduação existentes, existe a possiblidade de conquistar 3 titulações diferentes. São elas: Mestre: para quem completa o mestrado.

O significado da sigla MBA – Master in Business Administration representa um curso de pós-graduação lato sensu, voltado à atuação prática profissional. Investir em conhecimento é a melhor forma para crescer profissionalmente e desenvolver habilidades pessoais para liderar equipes e dominar processos de produção.

Ao começar as aulas da pós-graduação, o estudante poderá ser chamado de pós-graduando. Mas, ao finalizar o curso, que poderá ter duração de 1 a 2 anos, o aluno terá o título de pós-graduado ou especialista.

Quanto tempo um MBA costuma durar? De acordo com informações e estabelecimento do Ministério da Educação, os cursos MBA devem ter duração mínima de 360 horas. O aluno pode fazer – conforme instituição de ensino – em seis meses, um ano e até um ano e meio.

No MBA, o foco é mais corporativo, ligado à carreira das pessoas no mercado de trabalho e as exigências desse mercado. Outras pós-graduações, como mestrados e doutorados, têm um foco mais acadêmico. Ou seja: focalizam a pesquisa científica.

Quanto custa fazer um MBA
No Brasil, um MBA tem carga horária entre 390 e 500 horas, e o custo total pode variar de R$ 40.000 a R$ 200.000.