O que é melhor para ganhar massa muscular CrossFit ou musculação?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Crossfit é ótimo se você quer ter um corpo melhor, mas não necessariamente musculoso. Principalmente se você, por algum motivo, odeia musculação. Mas se o seu principal objetivo é ganhar massa muscular e ficar maior, gostando ou não, a musculação vai te levar mais longe e em menos tempo.

Sim! Se você busca hipertrofia e estética, é interessante realizar treinos que enfatizem essas musculaturas, isso porque o objetivo do cross training não é hipertrofiar partes do corpo, mas sim potencializar as principais capacidades físicas.

Caso você goste de ter uma série própria (em uma linha mais personalizada), por exemplo, a academia se torna a melhor opção. Já para quem curte atividades coletivas e uma atmosfera mais estimulante de treino, o crossfit é bastante indicado.

De fato, na média, leva-se 19 meses para melhorar do nível 50 para o nível 80. E, para isso, basta comer adequadamente, dormir o suficiente e frequentar o box algumas vezes por semana. Crossfitters avançados demandam, em média, mais 5 a 6 meses para aumentar seu Fitness Level em 10 níveis.

Melhora o condicionamento físico
À medida que o praticante de crossfit intensifica os treinos e faz da modalidade uma constante no cotidiano, é possível perceber que os exercícios ficarão mais naturais, que os movimentos se tornarão mais fluidos e que ele não exigirá tanto esforço.

Para ganhar massa muscular no Crossfit é importante fornecer calorias e nutrientes para o seu corpo através de uma dieta hipercalórica. Se você só treinar de forma intensa mas não se alimentar de forma correta, seus ganhos serão poucos ou nulos. A dieta hipercalórica é rica em carboidratos.

Pois o crossfit como é um exercício de resistência e maior intensidade, a queima de gordura é maior, o que faz com que os músculos sejam mais visíveis. É algo normal e que não precisa da sua preocupação, mesmo se esse ganho de peso for sentido por alguns meses.

Como os exercícios são bastante intensos, a dica para quem está começando é iniciar com treinos duas vezes na semana e aumentar gradativamente a partir da terceira semana, quando os treinos de crossfit para emagrecer poderão ser por 3 vezes na semana.

Fazer as duas modalidades sem um descanso necessário atrapalha no seu objetivo principal e ainda corre um sério risco de lesão. Primeiro passo para conciliar é pedir ajuda ao seu Head Coach Eles devem ser levados muito a sério nessas horas, pois ele é o responsável pela programação de treinos.

O médico alerta que as lesões dão dores nas articulações e podem romper com um músculo. “O crossfit pode dar artrose no quadril, porque se faz um esforço muito excessivo e o corpo não está preparado. Os esforços repetitivos, com cargas acentuadas lesionam.

Diferenças de musculação e crossfit
Na musculação, a gama de exercícios costuma ser menor, isso porque você precisa focar no levantamento de peso. Já os exercícios Crossfit contam com uma variedade bem maior. Principalmente porque a modalidade trabalha com outros importantes pontos, como o core e a mobilidade.

Engana-se quem pensa que quem pode fazer crossfit são apenas os fortes e sarados. Tanto estes como pessoas baixas, altas, magras, gordas, jovens, velhas, qualquer um pode praticar o esporte, segundo a atleta de alta performance Fernanda Surian.

Resultados do Crossfit para mulheres

  • Aumento gradual da força.
  • Redução de medidas e percentual de gordura do corpo ao longo do tempo.
  • Melhora notória na flexibilidade e resistência muscular.
  • Melhora na capacidade cardiovascular e respiratória.
  • Redução de estresse.
  • Fortalecimento do corpo e aumento da energia durante o dia.

Um suplemento que não pode faltar em nenhuma rotina, o Whey Protein é o suplemento mais consumido no mercado, e serve para suplementação para musculação ou crossfit. Por ter proteínas do soro do leite, pode ser absorvido facilmente no pós-treino.

Este exercício trabalha diversas musculaturas, já que ativa os ombros, costas, braços, pernas e core de uma só vez. Além disso, ele promove a resistência muscular localizada, ajuda na mobilidade dos ombros, tornozelos e quadril, além de exigir grande potência durante sua realização.