O que é metodologia lúdica?

Perguntado por: rveloso . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 7 votos

A metodologia lúdica envolve uma bagagem de aspectos importantes no processo de aprendizagem, desde do princípio didático através de modelos recriados pelo professor, até a questão da prática que se desenvolve a partir de jogos e brincadeiras desportivas.

Atividades lúdicas são importantes de forma que, a criança desenvolva também o raciocínio lógico, evoluindo mentalmente, intelectualmente e favorecendo o amadurecimento social. Dessa maneira, estas atividades tem por objetivo aprofundar e desenvolver os conhecimentos do aluno, de forma divertida e não tradicional.

Uma atividade lúdica é uma atividade de entretenimento, que dá prazer e diverte as pessoas envolvidas. O conceito de atividades lúdicas está relacionado com o ludismo, ou seja, atividade relacionadas com jogos e com o ato de brincar.

O material didático lúdico contribui para que eles queiram saber mais sobre os assuntos que permeiam a realidade deles, como a descoberta das cores, dos números, das letras e dos animais. Tudo isso pode ser abordado de maneira a instigá-los a encontrar respostas e interagir com o próprio material.

Significado de Lúdico
adjetivo Feito através de jogos, brincadeiras, atividades criativas. Que faz referência a jogos ou brinquedos: brincadeiras lúdicas. Que tem o divertimento acima de qualquer outro propósito; divertido.

A prática pedagógica através da ludicidade pode proporcionar o desenvolvimento de atividades que estimulem o raciocínio lógico, a criatividade e o crescimento pedagógico de forma mais significativa. De acordo com Gulinelli (2008 p. 9), “a atividade lúdica é um fator muito importante para o desenvolvimento da criança.

36). Nesse sentido, a BNCC afirma que o brincar se torna fundamental, tanto para o aprendizado, como para o desenvolvimento da criança. Na brincadeira, a criança aprende de forma prazerosa, através da socialização com as crianças e adultos e na participação de diversas experiências lúdicas.

Resumo: Utilizar-se do lúdico é a forma mais natural de estimular os processos de aprendizagem. No simples ato de brincar a criança estará construindo seu próprio conhecimento, pois ao brincar ela desenvolve os aspectos físico, emocional, social e moral.

A ludicidade contribui na aprendizagem e conhecimento da criança, pois possibilita criatividade, interação social e crescimento sadio através do relacionamento entre o grupo desenvolvendo seu potencial cognitivo, motor e social.

Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer aquando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. As atividades lúdicas abrangem "os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais, e os jogos de azar".

As aulas lúdicas devem transmitir os conteúdos, combiná-los, possibilitando que o aprendente perceba que não está apenas brincando em aula, mas que está armazenando conhecimentos. Não podemos optar pelo esvaziamento do conteúdo: aulas gostosas, descontraídas, onde não se aprende nada.

Dos sete aos doze anos, conforme Piaget, as crianças aprendem o jogo de regras, que predomina durante toda a vida do indivíduo. Esta é uma conduta lúdica, que supõe relações sociais, pois as regras são controladas pelo grupo, sendo que sua violação é considerada uma falta.

Os brinquedos lúdicos são aqueles que permitem, no decorrer da brincadeira, uma situação educativa e interativa, isto é, no momento que se está desenvolvendo o ato de brincar, também se está adquirindo aprendizado. São atividades que desenvolvem também a cooperação e que estimular a interação em grupo.

A importância do lúdico no aprendizado
Portanto, os materiais lúdicos são aqueles que envolvem a diversão. Por exemplo, jogos, brinquedos, músicas, desenhos, etc. O objetivo de utilizar esses materiais na sala de aula não é apenas deixar o clima mais descontraído.

O lúdico então se faz um componente essencial da educação infantil por melhorar aspectos sociais, emocionais, físicos e cognitivos. Os professores podem planejar e aplicar a brincadeira na sala de aula sem perder de vista os objetivos educacionais por meio de diversas técnicas: Criar um ambiente com oportunidades.

Os espaços lúdicos são ambientes que favorecem o brincar, o jogo, a diversão, a leitura e os primeiros entendimentos sobre o mundo, por isso é tão importante que haja um local, dentro e fora de casa, para a descoberta da aprendizagem e, assim, proporcionar o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração ...

10 sinônimos de lúdico para 1 sentido da palavra lúdico: Relativo a jogo, brinquedo e diversão: 1 divertido, recreativo, alegre, jocoso, entretenido, recreador, brincalhão, brincador, brincante, prazenteiro.

Pode-se afirmar que o lúdico é qualquer atividade alegre e motivadora que o professor pode utilizar em sala de aula, pois o aluno se sente participante do contexto, além de proporcionar a socialização na sua totalidade, visto que o mesmo se insere no processo ensino aprendizagem contextualizando a prática pedagógica de ...

Como incentivar esse conceito na prática
Ao estimular brincadeiras, contação de histórias e jogos, o professor consegue desenvolver um ambiente atrativo, que motiva a criança e, portanto, é capaz de captar a sua atenção. O mesmo vale para a exposição e a apreciação de elementos artísticos pelos pequenos.

As atividades lúdicas proporcionam o desenvolvimento do pensamento, da atenção, da concentração e da linguagem, além de estimular a autoconfiança, a curiosidade e a autonomia.

A formação lúdica permite autoconhecimento ao educador
Luckesi (1998) explica que “o que mais caracteriza o lúdico é a experiência de plenitude que ela possibilita a quem a vivencia em seus atos”. O conhecimento pessoal de cada um de nós pode ser um bom modelo de como pode ser plena quando a vivenciamos com ludicidade.