O que é métrica exemplo?

Perguntado por: epeixoto . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

São aqueles que possuem uma medida única, mais facilmente encontrados na literatura clássica. Um exemplo é a epopeia Os Lusíadas, de Camões, com seus versos decassílabos. São poemas que possuem versos com métricas diferentes, mas sem abrir mão da musicalidade.

1 – a contagem das sílabas só é realizada até a última sílaba tônica da última palavra do verso. 2 – Se uma sílaba poética terminar em vogal átona e a sílaba seguinte iniciar-se em vogal ou H (que não possua som) ou vice-versa, essas sílabas podem se juntar em uma única.

Se cada batida num compasso é dividida em duas partes então sua métrica é simples, se for dividida em três, sua métrica é composta.

É o nome que se dá à repetição, criando um parentesco fônico entre palavras presentes em dois ou mais versos. A métrica de um poema é definida pela quantidade de sílabas dos versos que o compõem.

Quais são as métricas mais importantes?

  • ROI. O retorno sobre investimento é uma métrica de receita que permite conhecer o lucro do negócio, portanto está entre as mais importantes de serem acompanhadas. ...
  • CAC. ...
  • Ticket médio. ...
  • Lifetime Value. ...
  • Taxa de conversão. ...
  • Taxa de vendas. ...
  • Tráfego no site. ...
  • Índice de satisfação do cliente.

Métricas são medidas de desempenho. Dessa forma, elas precisam ser quantificáveis e mensuráveis. Ou seja, traduzindo em uma linguagem clara, são informações que precisam ser de fácil entendimento e que, a partir delas, gestores e líderes possam ser capazes de realizar um plano de ação para melhorá-los.

Para criar uma métrica, você deve definir sua fórmula, que consiste em:

  1. Função: o cálculo aplicado aos dados de negócios, como Soma ou Contagem. A métrica pode conter várias funções.
  2. Expressão: os dados de negócios da fonte de dados. A expressão pode conter fatos de negócios, atributos ou outras métricas.

Assim, o verso, isto é, cada linha de um poema, pode ser monossílabo, dissílabo, trissílabo, tetrassílabo, pentassílabo (redondilha menor), hexassílabo, heptassílabo (redondilha maior), octossílabo, eneassílabo, decassílabo, hendecassílabo, dodecassílabo (alexandrino) ou bárbaro.

Os tipos de poesia são: elegia, écloga, ode, epitalâmio, sátira e madrigal. Já o poema é uma estrutura textual que apresenta versos, estrofes e, na maioria das vezes, rimas.

A metrificação de um poema consiste na criação de versos com o mesmo número de sílabas. Para isso, a contagem de sílabas do verso é feita até a última sílaba tônica.

Cada um dos blocos de versos é chamado de estrofe. No poema mencionado como exemplo inicial, percebemos dois blocos de quatro linhas mais dois blocos de três linhas, ou seja, são quatro estrofes: duas com quatro versos, duas com três versos.

Quando os versos têm o mesmo número de sílabas poéticas, ou seja, são regulares, eles recebem o nome de isométricos. Camões compôs todo “Os Lusíadas” em decassílabos, sendo assim, considerada o melhor exemplo de versos isométricos.

Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. Neste caso, a frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá sou amigo do rei" é outro verso, e assim por diante. O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.

Chama-se redondilha o recurso poético que estabele versos de cinco ou sete sílabas poéticas. Os versos que possuem cinco sílabas poéticas são chamados de redondilhas menores, já os que possuem sete sílabas são redondilhas maiores.

1. Relativo ao metro. 2. Que diz respeito à metrificação.

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.