O que é não neutralidade da moeda?

Perguntado por: lpilar . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

De acordo com Mankiw (1998), o conceito de moeda neutra ou não neutra se refere ao impacto que mudanças no estoque de moeda causam na economia. A dicotomia clássica, um dos conceitos mais importantes da Escola Clássica, é a separação entre as variáveis reais e as variáveis nominais.

O que é a neutralidade da moeda? A neutralidade da moeda é uma teoria econômica que defende que variações na base monetária não afetam variáveis reais da economia. Nesse caso, as alterações seriam apenas nas variáveis nominais – como mudanças nos preços, salários, taxas de câmbio, entre outros.

Se a moeda é neutra, a política monetária não poderia afetar o processo de acumulação de capital. Neste caso, vale a dicotomia clássica, segundo a qual a moeda não afeta o lado real da economia.

O primeiro deles é o aumento na taxa básica de juros que tem sido feito pelo Banco Central (BC) para conter a inflação, esse movimento acaba atraindo dinheiro estrangeiro para o país. Em seguida está a expectativa de alta gradual do juro nos Estados Unidos, outro fator que favorece o real.

Foram verificados motivos que levaram países desenvolvidos a registrar grande aumento da inflação. Mas, no caso do Brasil, há outros fatores envolvidos. A crise hídrica e os episódios de intensa desvalorização do real fizeram com que o IPCA de novembro de 2021 ficasse no maior patamar desde o final de 2003.

O keynesianismo é uma teoria econômica formulada pelo economista John Maynard Keynes (1883 - 1946), que defende que deve haver a plena ação do Estado nas políticas econômicas de um país para atingir o pleno emprego e o equilíbrio econômico.

O pensamento keynesiano afirma que o Estado deve oferecer benefícios sociais aos trabalhadores, como seguro de saúde, seguro-desemprego, salário mínimo, férias remuneradas, dentre outros. Nesse sentido, o Estado tem deveres a cumprir para com seus cidadãos, lhes proporcionando uma vida digna.

A doutrina Keynesiana ficou conhecida como uma “revisão da teoria liberal”. Nesta teoria, o Estado deveria intervir na economia sempre que fosse necessário, afim de evitar a retração econômica e garantir o pleno emprego.

No mundo dos colecionadores do ramo da numismática, responsáveis por avaliar o valor histórico, artístico e cultural de moedas, cédulas e medalhas, moeda de R$ 1 com beija-flor pode valer até R$ 7 mil em 2022. Para colocar preço no seu item, é sempre importante que a peça esteja em boas condições.

É que algumas moedas são consideradas raras, chegando a valores muito altos em leilões de colecionadores destes objetos. Um exemplo é moeda de 1 real a seguir, que foi confeccionada com um erro que faz seu valor chegar em até 2 mil reais.

Efígie de Pedro Álvares Cabral - navegador português que, em 22 de abril de 1500, descobriu o Brasil -, ladeada por nau, simbolizando as navegações portuguesas.

Ou seja, quando é preciso reduzir a atividade econômica no país, o Bacen eleva essas taxas. Desta forma, os bancos têm menos recursos disponíveis para emprestar para a população, atendendo assim a necessidade econômica de diminuir a quantidade de moeda em circulação.

Se não existisse a moeda, as trocas de mercadorias entre os agentes econômicos seriam diretas (o que se denomina “escambo”). O comércio ficaria muito limitado sem o uso da moeda.

Dessa forma, de acordo com a teoria quantitativa da moeda, a quantidade de moeda disponível em uma economia determina o valor da moeda. E assim, o crescimento da quantidade de moeda é a principal causa da inflação.

lira turca

A moeda mais desvalorizada do mundo é a lira turca. Em 2021, a moeda despencou e o dólar subiu mais de 37% sobre a lira. Sendo assim, hoje uma lira vale cerca de 0,067 dólar dos EUA. Vale destacar que a desvalorização da moeda é a redução do valor da moeda.

Esse é o modelo aplicado no Brasil atualmente. Ou seja, o valor do dólar é que determina o valor do real e quanto maior a procura pela moeda americana, maior seu valor em relação à moeda brasileira. Câmbio deslizante: Esse formato é a junção do câmbio fixo e do câmbio flutuante.

Chile. Ainda na região da América do Sul, o Chile é outro país onde o Real é mais valorizado do que o Peso chileno.