O que é Nardo na Palavra de Deus?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

A expressão fazer descer o nardo pode significar ungir alguém com esse óleo. O episódio mais conhecido com o óleo de nardo ocorreu em João 12:3: Então Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos.

O nardo puro no vaso de alabastro
O nardo era um perfume raro feito de raízes de uma planta nativa do Himalaia. Nos tempos bíblicos ele era importado justamente em frascos selados de alabastro. Esses pequenos vasos de alabastros eram abertos apenas em ocasiões muito especiais.

Os mais conhecidos são a mirra e o incenso que os Três Reis Magos oferecem ao bebê que acaba de nascer em Belém; ou o nardo que uma mulher usa para perfumar a cabeça e os pés de Jesus de Nazaré.

Na Antiguidade o perfume estava ligado a questões de ordem religiosa, sagrada, mas conforme passam os séculos, as fragrâncias começam a adquirir um valor terapêutico, de higiene e de prevenção de contágio de doenças, para finalmente adquirir um uso essencialmente hedonista.

O perfume de nardo puro valia trezentas moedas de prata, dez vezes mais do que o preço da venda de Jesus por Judas, porém, o gesto de Maria teve um valor incalculável.

O 7 Unção é uma mistura dos óleos bíblicos: Mirra, Nardo, Bálsamo, Alóes, Rosa, Acácia e Canela. Significa o derramar do Espírito Santo em nossas vidas e o agir de Deus a nosso favor, através da comunhão, da oração e da obediência.

Pela avaliação dos discípulos, o vaso de alabastro com o bálsamo valia mais de trezentos denários, o que correspondia aproximadamente ao salário completo de quase um ano de trabalho.

Os Produtos utilizados para a unção
Era utilizado para ungir os pés dos hóspedes, simbolizando a alegria pela chegada daquele hóspede, e desejando-lhe boas vindas (Jo 11.2; Dn 10.2-3; Rt 3.3). Óleos curativos: Usavam-se os óleos com poder curativos para amolecer feridas e purificá-las (Is 1.6, Lc 10.34).

Óleo de nardo
Dos rizomas esmagados e destilados dessa planta, pode-se extrair um óleo aromático de cor âmbar, bastante espesso, com diversas propriedades medicinais e espirituais.

O óleo essencial é extraído pela destilação à vapor, usa-se rizomas e raízes secas trituradas. Nicholas Culpeper (1652) afirma que o Nardo “conforta o cérebro” e “auxília paixões” , ampara o coração fragilizado.

O vaso de alabastro - ou frasco de alabastro - era uma espécie de recipiente para armazenar óleos, essências e perfumes. Por armazenar um material de valor, os vasos de alabastro eram objetos bem elaborados para a época. Essa espécie de cerâmica antiga era selada para conservar as propriedades do perfume ou óleo.

Dado pelo rei mago Gaspar, o incenso era ofertado somente para as divindades. Assim, o presente mostra que os magos viram em Jesus o próprio Deus. Já a mirra, uma oferta do rei mago Baltazar, era usada para preparar os corpos para o sepultamento.

Pelo seu poder antibacteriano, o óleo essencial de nardo pode ser utilizado para tratar doenças de pele causadas por bactéria. Você pode aplicar em feridas para evitar que infeccione, para tratar pé de atleta, como um antisséptico e contra o tétano.

O aroma da mirra: o cheiro é quente, apimentado e amargo, com notas esfumaçadas e almiscaradas.

de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.

O texto de 2 Coríntios diz que “somos o bom perfume de Cristo”, isto é, por meio de nós Cristo quer manifestar em todo lugar a fragrância do seu conhecimento, fragrância de Vida, não de morte. Cristo, em seu viver sempre exalou amor, compaixão, misericórdia, perdão, enfim,... Vida!

Sentir cheiro de perfume sem ao menos ter um único contato com essa fragrância tem muito a ver com a sensibilidade em sentir presenças espirituais. Não se trata de espíritos que vão lhe fazer mal, mas sim de presenças que estão do seu lado para lhe proteger.

Além de elevar o humor e promover relaxamento, o Nardo também ajuda a promover uma pele limpa e saudável. Hoje em dia, seu aroma amadeirado e condimentado é comumente utilizado em perfumes e em óleos de massagens relaxantes.