O que é negligência familiar?

Perguntado por: alima . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

A negligência familiar é caracterizada pelo abandono material dos pais ou detentores do poder familiar no que tange ao cuidado, dever de educação, guarda e sustento de crianças e adolescentes. Mas será que ser negligente é considerado crime?

Para combater essa realidade é necessário, além do debate, o auxílio de todos os cidadãos. Se existem indícios de que uma criança é vítima de negligência, qualquer pessoa pode fazer a denúncia no Disque100. A ligação é gratuita e a denúncia pode ser feita de forma anônima.

Os tipos de negligências mais comuns são a física (não há interesse quanto as necessidades da criança: alimentação, higiene, entre outras) e afetiva (falta de interesse, distanciamento emocional).

Negligência: omissão; inobservância do dever. Exemplo: médico que, ao realizar uma cirurgia, esquece um bisturi dentro do paciente.

Significado de Negligenciado
adjetivo Que se negligenciou, que foi alvo de negligência, falta de cuidado: filho negligenciado pelos pais. Tratado com desleixo, sem a atenção necessária: projeto negligenciado pelo governo; área do baixo negligenciada pela prefeitura.

As denúncias de casos de maus-tratos e negligência a crianças e adolescentes podem ser feitas aos Conselhos Tutelares, às Polícias Civil e Militar e ao Ministério Público, podendo ser noticiadas também aos serviços de disque-denúncia (Disque 100, nacional; Disque 181, estadual; e Disque 156, municipal).

Toda mãe é uma guerreira
Para começar, desde o planejamento da gestação, a decisão de ter um filho pode incluir também outras decisões importantes, como mudar de casa, mobiliar o quarto, trocar de carro, etc. Ao longo do crescimento da criança, os custos variam, ainda, conforme o padrão de vida familiar.

Ela é caracterizada principalmente pela omissão dos responsáveis em suas tarefa de prover o necessário para o desenvolvimento da criança, e pode gerar consequências graves que perduram por anos ou mesmo por toda a vida das vítimas.

Ela acontece quando os responsáveis pelos idosos deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde e medicamentos, por exemplo. Além dela, tem o abandono que acontece quando há ausência ou omissão dos responsáveis com o idoso que precisa de proteção.

O que é Negligente:
Negligente é um adjetivo de dois gêneros que classifica aquela pessoa ou instituição que age com negligência, ou seja, que é desatenciosa, descuidada, desleixada.

Quando os pais ou responsáveis não cumprem seu dever de cuidado e criação dos filhos.

Negligência significa: desleixo, descuido, falta de zelo, falta de aplicação ao realizar determinada tarefa, é agir com irresponsabilidade ao assumir um compromisso. Negligência significa: desatenção, menosprezo, desdém. É o ato de depreciar, de não dar a algo o seu devido valor.

Os conselhos tutelares recebem qualquer denúncia de violação de direitos de crianças e adolescentes, como falta de frequência na escola, situações de maus-tratos e violência (física, psicológica e sexual).

Disque 100
Por isso, se você presenciar alguma situação de maus-tratos a crianças ou adolescentes, denuncie! O Disque 100, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, recebe, encaminha e monitora denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

Como vencer a imprudência, a negligência e a imperícia? Motivar as equipes é o segredo para prevenir os riscos. Uma política de prêmios, por exemplo, para valorizar aquele que tiver o melhor desempenho em relação às condutas preventivas, vai incentivar todo o time nesse quesito.

Falta de diligência e de cuidados: 1 inadvertência, desatenção, distração, indiligência, desaplicação, desconsideração, omissão, incúria, inobservância. Desleixo na realização de alguma coisa: 2 desleixo, desmazelo, descuido, displicência, descaso, descuramento, descuro, relaxamento, relaxo, imprevidência, desídia.