O que é neoplasia maligna da glândula parótida?

Perguntado por: lboaventura . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

É o segundo tumor maligno de glândula salivar mais frequente na infância, perdendo para o mucoepidermoide. Apresenta-se como tumor sólido, assintomático, na maioria das vezes de baixa malignidade. Pode ser bilateral em 3% dos casos.

O que é neoplasia? A neoplasia é um tumor derivado do crescimento anormal do número de células no organismo, mais conhecido como câncer. Essa alteração pode ser classificada como neoplasia maligna ou benigna.

O que nós cirurgiões dizemos, é que o nervo facial comanda os músculos da mímica facial. Se você vai operar a parótida, é importante saber do principal risco dessa cirurgia, que é a perda de função do nervo facial. A consequência dessa perda de função é a fraqueza no lábio ou no fechamento da pálpebra.

Tumores nas Parótidas: cirurgia tradicional
Ela é realizada através de uma incisão que se estende da orelha até o pescoço, possibilitando a localização visual e exata da origem do nervo facial na base do crânio.

Indicação da cirurgia da glândula parótida
Elas podem ser acometidas por diferentes doenças, tais como tumores benignos, malignos e cálculos. No caso de tumores malignos na glândula parótida, a cirurgia para a sua remoção é uma parte muito importante do tratamento.

Cerca de 60% dos tumores das glândulas parótidas são benignos, sendo os mais comuns o adenoma pleomórfico, seguido pelo tumor de Whartin. Apesar de benigno, o adenoma pleomórfico sempre deve ser tratado, pois apresenta um risco de até 10% de transformação para uma forma maligna.

Tipos de tumores das glândulas salivares
Adenoma pleomórfico; Adenoma monomórfico; Oncocitoma; Cistadenoma papilar linfomatoso.

- Glândulas parótidas: são as maiores, localizadas à frente do pavilhão auricular, sendo responsáveis pela produção de grande parte da saliva que necessitamos.

As glândulas parótidas são as maiores glândulas salivares da boca, localizadas abaixo e em frente das orelhas. As glândulas parótidas, quando saudáveis, fornecem à boca saliva rica em proteínas digestivas.

As parótidas são duas glândulas salivares maiores localizadas na face, próximas a região das orelhas (uma em cada lado do rosto). Elas têm como missão secretar a saliva, que os auxilia na mastigação e deglutição dos alimentos, iniciando o processo de digestão.

Tanto o tumor quanto as neoplasias podem ser benignos ou malignos, o que significa não cancerosos ou cancerosos. Tumores e neoplasias benignos não são câncer, enquanto tumores e neoplasias malignos são câncer. Os tumores benignos não se espalham por todo o corpo e crescem lentamente.

A neoplasia maligna é um tumor de crescimento rápido, formado por células que se apresentam de forma diferente daquelas presentes do tecido normal. Esse tumor tem limites pouco definidos, é capaz de invadir tecidos vizinhos e também pode provocar metástases. As neoplasias malignas são frequentemente chamadas de câncer.

O que é neoplasia maligna
Neoplasia maliga, também chamada por câncer ou tumores malignos, é o conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo (metástase).

A cirurgia dura, em média, duas horas e é realizada com anestesia geral. Por conta da incisão, os pacientes ficam com uma cicatriz aparente, que pode gerar desconforto estético. Além disso, a possibilidade de paralisia facial aumenta de 2% a 3%, por conta da maior manipulação no nervo.

Esse tipo de cirurgia pode demorar até 3 horas; Cirurgia minimamente invasiva: diferente do método cirúrgico tradicional, esse tipo de cirurgia não requer a busca manual pelo nervo que passa pela parótida.

Otorrinolaringologista

Para um diagnóstico minucioso e tratamento mais abrangente (respondendo sua pergunta de qual a especialidade médica) sugiro o Otorrinolaringologista(que faça Cir. Cabeça e Pescoço) ou Cirurgião(ã) de Cabeça e Pescoço.

Alguns estudos sugerem que trabalhar com metais, como pó de liga de níquel, ou minerais, como pó de sílica, e pessoas que trabalham em mineração de amianto, encanamento, fabricação de produtos de borracha e alguns tipos de marcenaria podem ter um risco aumentado de câncer de glândulas salivares, mas ainda não existe ...