O que é nível A1 a2 B1 b2 C1 C2?

Perguntado por: ipacheco . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

São eles: iniciante (A1), básico (A2), intermediário (B1), pós-intermediário (B2), avançado (C1) e proficiente / fluente (C2).

Na linguagem coloquial, este nível pode ser descrito como “básico”, como quem diz “Eu falo inglês básico”. A descrição oficial do nível no CEFR é “elementar”, que significa a mesma coisa: é a fundação. Neste nível, estudantes dominaram os básicos do inglês e podem comunicar necessidades simples e básicas.

Como saber meu nível de inglês A1 A2 B1 B2 (…)?
Você pode entrar em contato com um de seus consultores de idiomas para agendar um teste de nível a qualquer momento!

O “B” mostra que a pessoa já possui um pouco mais de conhecimento e entendimento sobre idioma. O B1 é o nível intermediário, em que existe uma compreensão maior sobre assuntos mais conhecidos. Já o B2, representa aqueles com uma independência maior e entendem textos mais difíceis.

E o C2 é o nível de domínio pleno de inglês, em que o aluno compreende sem esforço algum praticamente tudo o que ouve ou lê e consegue também se comunicar espontaneamente e de modo fluente com exatidão.

Nível C (proficiente/fluente)
Ele indica que a pessoa já é fluente tanto na escrita quanto na conversação e é um nível bastante exigido no exterior e também está dividido em C1 e C2.

B1 é o terceiro nível de proficiência em uma língua estrangeira e o primeiro considerado como intermediário.

O nível C1 segue o nível B2 e é o primeiro nível avançado no Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas (QECR). Nele, o aluno é considerado competente ou advanced e possuas as seguintes competências: Realizar tarefas complexas relacionadas ao trabalho ou estudo. Falar inglês com facilidade.

De acordo com as diretrizes do CEFR, alguém com o nível A1 em inglês é capaz de: Entender e usar expressões do dia a dia e frases básicas associadas a necessidades concretas.

a2. Básico

  • Os números e o alfabeto. O alfabeto em inglês. Palavras em inglês. ...
  • Vocabulário. As cores em inglês. Formas geométricas em inglês. ...
  • O verbo to be. Pronomes em inglês. Família em inglês. ...
  • Saudações e despedidas. Cumprimentos em inglês. Saudações em inglês. ...
  • O tempo presente. O que é presente simples em inglês.

O intermediário, como explicamos na seção acima é dividido entre B1 e B2, etapas que exigem uma desenvoltura muito maior, em diversos aspectos. Já no nível avançado, C1 e C2, a expectativa é de que a pessoa compreenda conteúdos mais complexos.

O certificado de proficiência em inglês é um exame que comprova a sua fluência no idioma. Existem diferentes opções, sempre oferecidas por uma instituição especializada. As duas mais conhecidas são o TOEFL e o IELTS. O Test of English as a Foreign Language é comum entre as universidades dos Estados Unidos.

É considerado alfabetizado no nível intermediário o indivíduo capaz de localizar informação expressa de forma literal em textos diversos (jornalístico e/ou científico) realizando pequenas inferências.

Exames internacionais de proficiência
Os mais conhecidos para o inglês são o TOEFL, IELTS e os exames de Cambridge. Como esses testes são padronizados e abrangem a escuta, leitura, conversação e escrita, o professor pode se basear nessas avaliações para identificar o nível de inglês dos alunos.

Os vistos americanos B1 e B2 são concedidos para quem deseja visitar o país a negócios ou a turismo, sendo que o de negócios é o B1 e o de turismo é o B2. A categoria B1/B2 é uma mescla entre esses dois tipos de visto.

Escala de proficiência é um conjunto de números ordenados, obtido pela Teoria de Resposta ao Item (TRI) que mede a proficiência (habilidade) em uma determinada área de conhecimento.

Você poderá obter seu certificado ao prestar o exame C2 Proficiency de Cambridge (CPE) ou o Linguaskill. Também poderá escolher dentre os exames TOEFL, IELTS, TOEIC, APTIS ou algum equivalente.