O que é nível de abstração?

Perguntado por: osampaio . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Na computação, uma camada de abstração ou nível de abstração é uma forma de ocultar os detalhes de trabalho de um subsistema, permitindo a separação de interesses para facilitar a interoperabilidade e a independência da plataforma.

O conceito de abstração consiste em esconder os detalhes de algo, no caso, os detalhes desnecessários. No mundo real, utilizamos abstrações o tempo todo. Tudo que não sabemos como funciona por baixo dos panos pode ser considerado uma abstração.

A abstração de dados se dá em 3 níveis:

  • Nível físico: É o nível mais baixo da abstração de dados. ...
  • Nível lógico: descreve quais dados estão armazenados no banco de dados e que relações existem entre eles. ...
  • Nível de visão: É o nível mais alto de abstração.

O que de fato seria esta abstração e como posso aplicá-la? O resumo é isolar algo do todo. Em geral aplica-se como uma forma de generalização, parametrizada ou não. Então algo que você teria que usar de forma complexa uma ou mais vezes você coloca em um local e aí expõe apenas uma forma simples de uso.

O principal objetivo da abstração não é contar uma história, mas incentivar o envolvimento e a imaginação.

Atividades para desenvolver o pensamento abstrato
Por exemplo: A resolução de problemas matemáticos: nestes devemos aplicar as regras e fórmulas matemáticas e, em muitos casos, precisamos pensar no problema através de diferentes perspectivas para encontrar a solução, portanto, é um bom exercício de pensamento abstrato.

Nível físico – Nível de abstração mais baixo, descreve como os dados são armazenados. Nível lógico – O próximo nível de abstração, descreve quais dados estão armazenados no banco de dados e quais relações existem entre eles. Nível de visão – A abstração mais alta, descreve apenas parte do banco de dados.

Deixar as crianças ajudarem na cozinha (quando já tiverem entre 5 e 6 anos pelo menos) pode ser um grande incentivo no desenvolvimento lógico. Não devem mexer com fogo, mas deixá-las fazer pequenas medidas como “um copo de farinha”, pode ajudar muito a desenvolver habilidades de raciocínio abstrato.

1 imaterialização, subjetividade conceptualização, intelectualização, abstrato, generalização, impalpabilidade, incoporalidade, intangibilidade.

Sabemos que a aprendizagem da criança vai do CONCRETO ao ABSTRATO, ou seja, primeiro a compreensão do que se pode ver, pegar, apalpar, sentir, provar, cheirar… para depois compreender noções de ideias, conceitos, valores e outras destas coisas que não se pode tocar fisicamente.

Ausência de objetos reconhecíveis; Arte subjetiva; Oposição ao modelo renascentista e à arte figurativa; Valorização de formas, cores, linhas e texturas.

Abstração em programação de computadores é uma forma de reduzir a complexidade e tornar o projeto e a implementação mais eficientes em sistemas complexos de software. Ela esconde a complexidade técnica de um sistema por trás de uma APIs mais simples.

Conforme se definiu anteriormente, abstrair é o processo de separar os aspectos da realidade que são incluídos no modelo dos aspectos que são excluídos. Esse processo é um processo tipicamente humano e, portanto, permeado pela subjetividade da(s) pessoa(s) que o realiza(m).

A dinâmica é bem simples: uma vez passado um problema, os estudantes devem fazer o desenho da situação envolvida, com o máximo de detalhe possível, e então, após retratada a situação, partir para a solução do problema, utilizando uma linguagem algorítmica (português estruturado ou fluxograma).

Outro exemplo de abstração é o uso do calendário que é composto por dias, semanas, meses e anos. Para verificarmos os nossos compromissos diários, pensamos somente naquele aspecto importante, do que temos para realizar naquele dia.

Vygotsky (1984) aponta no processo de aprendizagem conceitual, a capacidade de isolar e abstrair como de importância fundamental. Para se chegar a esses processos mentais faz-se necessário inibir as idéias secundárias particulares, enfatizando apenas o que é essencial.

A abstração é um processo mental e nuclear do ser humano, para identificar e filtrar pensamentos, conceitos, problemas, soluções e coisas a serem criadas. É um processo mental que o ser humano usa para captar de forma simplificada e abstrata a essência do mundo real e com isso …

Piaget (1977) distingue três espécies de abstrações: empíricas, reflexivas e refletidas.

Dificuldade de abstração
Ou seja, ela não consegue, ao aprender algo novo, passar a imaginar soluções e resoluções para o problema. A abstração é essa capacidade de resolver e lidar com situações, criando condições criativas e inventando novas formas de agir a partir do modelo inicial.