O que é Normam 24?

Perguntado por: eantunes . Última atualização: 29 de maio de 2023
4 / 5 18 votos

Esta Norma estabelece o processo para a entrada, análise da documentação, vistoria, verificação dos requisitos fundamentais, concessão, cancelamento do credenciamento, certificação, além de orientação para elaboração e atualização de currículo dos cursos.

"Esta NORMAM-13 apresenta a nova sistemática de carreira para o pessoal subalterno da Marinha Mercante, dos 1º Grupo-Marítimos, 2º Grupo-Fluviários e 3º Grupo-Pescadores, e as decorrentes modificações no Sistema do Ensino Profissional Marítimo que estão sendo implantadas, com a adoção de revisão ou substituição de ...

1º O RGP é o instrumento prévio que habilita a pessoa física ou jurídica e a embarcação de pesca ao exercício da atividade pesqueira no Brasil.

Por seu turno, apenas por curiosidade, a Lei n.º 11.959/2009 traz a seguinte classificação de embarcações de uso comercial: – Pequeno Porte: arqueação bruta igual ou menor que 20. – Médio Porte: arqueação bruta maior que 20 e menor que 100.

A água de lastro é utilizada pelos navios para compensar as variações de peso durante as operações de carga e descarga, de maneira a controlar o calado e manter o navio estável.

A estabilidade de um navio se dá pela competência do mesmo de reconstituir seu equilíbrio inicial depois de uma alteração qualquer, seja esta por meios naturais – como correntes e ventos – ou até mesmo pela estiva inadequada da carga a bordo.

A Norma da Autoridade Marítima para Levantamentos Hidrográficos da Diretoria de Hidrografia e Navegação (NORMAM-25/DHN) dispõe sobre as normas e procedimentos desses serviços.

A NORMAM 15 estabelece normas para a habilitação e cadastro dos Aquaviários do 4º Grupo (Mergulhadores), definidos no Decreto nº 2.596 (RLESTA), de 18 de maio de 1998, seu emprego pelas empresas cadastradas pela Autoridade Marítima Brasileira (AMB) como prestadoras de serviço de mergulho profissional, a partir de ...

A NORMAM 02 estabelece normas da Autoridade Marítima paraembarcações destinadas à navegação interior, sendo aplicada a todas asembarcações de bandeira brasileira destinadas à navegação interior comexceção as embarcações empregadas na atividade de esporte e/ou recreio.

Autoridade Marítima para Embarcações Empregadas na Navegação em Mar Aberto - NORMAM-01/DPC. Altera as Normas da Autoridade Marítima para Embarcações Empregadas na Navegação em Mar Aberto - NORMAM-01/DPC.

. 23 Código STCW significa o Código de Instrução, Certificação e Serviço de Quarto (STCW) para Marítimos, como adotado pela Resolução 2 da Conferência de 1995, como possa vir a ser emendado; .

Mestre-Amador - apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, nos limites da navegação costeira, exceto moto aquática. Arrais-Amador - apto para conduzir embarcações nos limites da navegação interior, exceto moto aquática.

Dispensa de Inscrição:
Estão dispensadas de inscrição as seguintes embarcações: Os dispositivos flutuantes, sem propulsão, destinados a serem rebocados, do tipo banana-boat, com até 10 (dez) metros de comprimento; e. As embarcações miúdas sem propulsão a motor.

ROV Support Vessel (RSV): embarcações de suporte a operações com veículos de operação remota (ROV – Remotely Operated Vehicle) com capacidade para operação em lâminas d'água de até 4.000m.

O Rol Portuário substitui o Rol de Equipagem, com idênticos efeitos legais, contendo os embarques e desembarques dos tripulantes de embarcações de uma mesma Empresa, empregadas na navegação Interior.

Do mesmo modo, “Santa Maria', 'Pinta' e 'Niña', as três naus da célebre expedição, tornaram-se a partir de então os navios mais famosos da História.

Bote, canoa – Barco aberto, geralmente, com menos de 7 m de comprimento. Caíque – Pequeno barco para baldeação entre uma embarcação maior ancorada longe de terra e uma praia ou píer. Iate – Barco com comprimento igual ou superior a 24 m. Lancha – Barco com comprimento abaixo de 24 m movido a motor.

As versões ainda mais simples de barcos (geralmente de pesca ou de passeio diurnos e próximos ao embarque podem custar em média de R$40 mil a R$70 mil reais – ainda menos se for usado.

Preferência de passagem entre as embarcações
Lembre-se: se estiver conduzindo uma lancha, ao cruzar com veleiros, barcos a remo ou pranchas, essas embarcações não motorizadas têm prioridade de passagem caso estejam em rumo de colisão com seu barco.

Embarcação de Médio Porte - É considerada embarcação de médio porte aquelas com comprimento inferior a 24 metros, exceto as miúdas.

Continuar lendo