O que é Normocromia?

Perguntado por: ijesus3 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Cor normal da hemoglobina sanguínea.

nor·mo·ci·to·se |tó| [ Medicina ] Estado normal do sangue, em relação aos glóbulos vermelhos e aos glóbulos brancos.

Anemia normocítica
Nesse tipo de anemia, os glóbulos vermelhos estão em seu tamanho normal. A normocítica é causada, geralmente, por alguma doença crônica, como artrite reumatoide, e doenças renais, como insuficiência renal.

ANEMIA DE DOENÇAS CRÔNICAS
Cursa com anemia normocítica e normocrômica, geralmente leve a moderada. Sua causa é multifatorial e as doenças infecciosas, autoimunes, neoplasias e insuficiência renal crônica são condições associadas.

Tecnicamente estas anemias são identificadas através da diminuição da hemoglobina total (Hb total) e por valores normais do volume médio eritrocitário (VCM) e conteúdo médio de hemoglobina (HCM).

As anemias normocrômicas e normocíticas apresentam índices de cor e tamanho normais, porém, a concentração de hemoglobina e o número de glóbulos vermelhos são anormais; é o caso das anemias da doença crônica ou por sangramento agudo.

Normocrômica: quando os eritrócitos possuem quantidade de hemoglobina normal. Não há classificação como anemia hipercrômica, pois a produção de hemoglobina é regulada de modo que não há exacerbação. As anemias pseudomacrocíticas são as mais comuns e podem ser observadas em processos hemorrágicos ou hemolíticos.

Como interpretar o hemograma corretamente. Diagnóstico de anemia: redução de hemoglobina, hematócrito e/ou massa eritrócitária. Em geral, o diagnóstico laboratorial é definido por hemoglobina: < 12 g/dL em mulheres ou < 13,5 g/dL em homens; e hematócrito: < 36% em mulheres ou < 41% em homens.

Como interpretar o leucograma
Leucócitos: aos valores altos de glóbulos brancos, dá-se o nome de leucocitose e diz respeito a uma suposta infecção ou indicar outras doenças. Já a contagem baixa de leucócitos, chamada de leucopenia, assinala a depressão da medula óssea e pode indicar infecções virais ou reações tóxicas.

A hemoglobina baixa causa palidez cutânea, descoramento das mucosas, redução dos níveis de oxigênio nos órgãos do corpo levando ao cansaço fácil e falta de ar na realização de atividades físicas, até mesmo nas rotinas do dia-a-dia.

As medidas necessárias podem variar desde o aumento da ingestão de ferro, vitamina B12, suplementos e medicamentos, até procedimentos mais complexos, como transfusões de sangue, transplante de medula ou acompanhamento médico ao longo da vida.

Anemia aplástica
Esse é um tipo grave e raro de anemia normocítica. Os indivíduos com a doença deixam de produzir a quantidade necessária de novas células sanguíneas — hemácias, plaquetas e glóbulos brancos —, por conta de disfunções na medula óssea.

Por isso, é importante conhecer um pouco mais sobre cada tipo de anemia e ficar atento a qualquer comportamento que não seja comum.

  1. Anemia ferropriva. ...
  2. Anemia por deficiência de vitamina B12 e ácido fólico. ...
  3. Anemia aplástica. ...
  4. Anemia Falciforme.

Há três tipos de anemia: as microcíticas, quando as células vermelhas são pequenas e há diminuição na quantidade de hemoglobina dentro das hemácias; as normocíticas, quando não há alteração no tamanho das hemácias; e as macrocíticas, quando essas células são maiores que o habitual.

Quais são as características clínicas da anemia microcítica? Na anemia microcítica hipocrômica, os glóbulos vermelhos têm menos hemoglobina do que o normal, o que os torna mais pálidos. Nas formas normocrômicas, os glóbulos vermelhos têm uma quantidade normal de hemoglobina e a cor deles é mais clara e profunda.

O diagnóstico de anemia é feito quando os valores da hemoglobina e do hematócrito estão abaixo dos seguintes valores de referência: Hematócrito normal: 41% a 54% nos homens ou 35% a 47% nas mulheres. Hemoglobina normal: 13 a 17 g/dL nos homens ou 12 a 16 g/dL nas mulheres.

Anemia moderada: entre 8 e 10 g/dl. Anemia grave: abaixo de 8 g/dl. Anemia com risco de morte: abaixo de 6,5 g/dl.

Continuar lendo