O que é o 5G no celular?

Perguntado por: rjesus . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

O que o 5G faz no celular? A tecnologia 5G é uma nova geração da internet com velocidade dez vezes mais rápida do que o sinal 4G. Ela também apresenta sinal com menor latência na transmissão de dados, o que significa, na prática, que suas ações acontecem quase que em tempo real.

Para seu aparelho começar a funcionar com a nova geração de internet, ele precisa - primeiramente - ser compatível com a tecnologia. Em seguida, é preciso consultar a operadora a respeito dos planos disponíveis e se há necessidade de atualização do chip ou da oferta de internet.

O 5G vai permitir a conexão de praticamente tudo, ao mesmo tempo. Celulares, máquinas, objetos e aparelhos eletrônicos estarão interligados com aplicações praticamente ilimitadas na indústria, saúde, educação, mobilidade, entretenimento, etc.

A Anatel, por exemplo, diz que os telefones celulares com tecnologia 4G, 3G e 2G continuarão a funcionar, como sempre foi o caso em todas as evoluções tecnológicas das redes celulares. “No início da implantação do sistema 5G, não há expectativa de descontinuidade das tecnologias anteriores em curto prazo.

Não é possível transformar um smartphone 4G em um aparelho 5G. Celulares comercializados sem indicação de compatibilidade com a nova internet permanecerão assim. Com a chegada do 5G ao Brasil, ainda existem muitas dúvidas sobre seu funcionamento e os celulares compatíveis.

A lista segue com Rio Grande do Sul (33), Paraná (32), Santa Catarina (21), Ceará (18), Bahia (17), Rio de Janeiro (15), Rio Grande do Norte (14), São Paulo (13), Maranhão (13), Amazônia (12), Piauí (12), Alagoas (11), Tocantins (9), Pernambuco (9), Paraíba (6), Roraima (4), Mato Grosso (3), Sergipe (3), Amapá (2), ...

Acesse o menu de “Dados móveis” ou “Modo de rede”; Passo 4. Confira na seção “Modo de rede” se a rede 5G aparece como uma das opções possíveis de conexão.

Na TIM, independente se você deseja trafegar no 5G DSS ou no 5G puro, não é necessária uma troca do chip. Porém, para ativar o 5G puro no celular, é preciso contratar um serviço adicional para o plano.

"Qualquer cliente com plano ativo, aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao 5G sem necessidade de mudar de plano ou de chip", afirma a operadora. Segundo a empresa, a troca de chip e um novo plano de dados são necessários apenas para a categoria SA, que é mais avançada.

Com a medida, as operadoras Claro, TIM e Vivo poderão ativar redes do tipo nesses locais a partir de 2 de maio de 2023. A decisão foi tomada em reunião realizada hoje pelo Gaispi, grupo da Anatel que monitora a implementação da faixa de 3,5 GHz de modo a prevenir interferências.

A tecnologia 4G vai acabar? Não. Para que a rede 4G fosse desligada, seria necessário que todos os brasileiros passassem a utilizar apenas o 5G, algo que não deve ocorrer antes de 2029, segundo especialistas.

No início da pandemia de covid-19, a tecnologia 5G foi associada à propagação do coronavírus. Tem sido também associada ao aumento dos riscos das radiações eletromagnéticas: cancro do cérebro, leucemia, dores de cabeça, depressão e pensamentos suicidas. Esclarecemos as dúvidas.

Acesse Ajustes > Celular > Opções de Dados Celulares. 2. Se em “Voz e dados” aparecer o 5G, o dispositivo está com a rede ativada. Se a opção não for exibida, tente clicar e mudar a rede.

No momento, o celular 5G mais barato que existe é o Galaxy A14 5G. Ele é um modelo lançado em 2023 e possui bons destaques, como o RAM Plus, tela de qualidade e bateria de 5.000mAh com boa autonomia.

Do 4G ao 5G, as melhorias são ainda mais significativas: a proposta é de que a rede de quinta geração seja, em geral, 100 vezes mais rápida que a quarta geração, com velocidades de até 10 Gb/s (gigabit por segundo) em condições ideais.

Com seu dispositivo em mãos, abra o menu de “Configurações”; Agora, toque em “Conexões”; Na nova tela, toque em “Redes Móveis”; Cheque se a “Seleção de banda” está configurada para “5G/LTE/3G/2G (conexão automática)”.