O que é o acolhimento no PEI?

Perguntado por: nhilario . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

O Acolhimento é a primeira etapa da construção do projeto de vida dos alunos que ingressam no Ensino Integral. Em razão disso ele é a primeira atividade pedagógica do ano letivo das escolas de Ensino Integral e um importante diferencial do Programa.

“O mais importante é o astral da equipe. Precisa ser extremamente positivo e focado no acolhimento. O maior objetivo é receber os alunos prestando atenção no emocional, na história de cada um, em como cada um chega, se relaciona, se sente, se coloca no grupo, se integra, se despede da família.

O acolhimento como ato ou efeito de acolher expressa, em suas várias definições, uma ação de aproximação, um “estar com” e um “estar perto de”, ou seja, uma atitude de inclusão. Essa atitude implica, por sua vez, estar em relação com algo ou alguém.

O acolhimento consiste em fazer a criança se sentir bem, segura, amada e protegida à nova estrutura, valorizando a socialização e as trocas entre educadores e crianças.

Acolhimento e as competências socioemocionais da BNCC
Ele está também relacionado às competências socioemocionais da Base. Na competência de “Autonomia e Responsabilidade”, por exemplo, o acolhimento se mostra nas ações pessoais e coletivas, com base em princípios democráticos, inclusivos, solidários e sustentáveis.

Modalidades de Acolhimento Institucional

  1. Abrigo institucional. Este serviço é semelhante ao de uma residência e deve ser inserido em áreas residenciais. ...
  2. Casa-Lar. ...
  3. Residência Inclusiva. ...
  4. Casa de Passagem.

O acolhimento inicial é entendido como "talvez, o mais importante da pessoa, porque a pessoa está chegando ao serviço".

O Acolhimento é considerado o “marco zero” do Projeto de Vida. É uma metodologia por meio da qual são apresentadas aos novos estudantes as muitas formas pelas quais a escola se colocará à disposição da construção do seu Projeto de Vida.

Uma dica de ouro é começar o acolhimento já no início do ano letivo, promovendo reuniões nesse começo, mostrando a proposta da escola, estipulando as principais regras, explicando as atividades que os pequenos farão nos processos de adaptação e acolhimento e o papel de escola e família em tudo isso.

O objetivo das dinâmicas de acolhimento é tornar o ambiente escolar mais receptivo e trazer a atenção dos alunos para a sala de aula, preparando o caminho que será trilhado ao longo do semestre.

Criar espaços de acolhimento na escola pode auxiliar estudantes e corpo docente a lidar com emoções e sentimentos de maneira mais livre. Desde 2020 as escolas estão passando por uma série de mudanças devido à pandemia. Dois anos depois, ainda há muito o que se pensar a respeito deste período.

A melhor maneira para garantir a melhoria da prática do acolhimento no ambiente de trabalho é através da sensibilização e capacitação da equipe através de um programa institucional que melhore a acessibilidade e a qualidade dos serviços prestados além de um trabalho de conscientização que garanta o atendimento nas ...

Conte com as famílias
O clima positivo para o primeiro dia de aula começa em casa. Sendo assim, as escolas devem se aproximar das famílias antes mesmo do grande dia. Assim, elas podem ajudar os alunos a se prepararem para o começo do ano letivo. Entre em contato para informar o que está previsto para o primeiro dia.

Dar abrigo e proteção: amparar, refugiar, acomodar, hospedar. Receber com cerimônia: recepcionar. Receber com aceitação: aceitar, considerar.

a·co·lher |ê|
Concordar em receber ou em aceitar (ex.: o director acolheu o relatório).