O que é o aposto explicativo?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Explica ou esclarece o substantivo referido. Aparece isolado na frase por vírgulas. Exemplos: Pelé, o rei do futebol, fez mais de mil gols.

Segundo a intenção do discurso, o aposto pode ser classificado em: explicativo. distributivo. enumerativo.

O aposto é um termo que explica ou especifica outro termo. Ele pode ser explicativo, enumerativo, resumitivo, especificativo, distributivo, comparativo ou de oração.

No caso do aposto, que é um termo acessório da oração, quando retirado da frase ele não causa prejuízo no entendimento. Ele aparece separado do restante da expressão por vírgula, travessão ou dois pontos.

Vocativos são termos isolados da oração que cumprem função de chamar a atenção do interlocutor ou colocá-lo em evidência no discurso. Por estarem isolados no enunciado, não exercem função de sujeito e nem de predicado, aparecendo separados do restante da oração por alguma pontuação, que normalmente é a vírgula.

O aposto é um termo acessório da oração. Ele pode ser explicativo, enumerativo, recapitulativo, comparativo, distributivo, circunstancial, de especificação ou da oração.

O vocativo é um termo que indica o “chamamento”, “invocação”, “interpelação” de uma pessoa (interlocutor) real ou fictícia. Geralmente, ele é isolado por vírgulas quando a pausa for curta, ou com o ponto de exclamação, interrogação ou reticências, quando for uma pausa longa.

O aposto é um termo usado para explicar, resumir ou comentar um termo anterior. Para isso, o aposto pode aparecer entre vírgulas, isolando o termo do restante da oração. Observe: “Fubá, o meu gato, dorme o dia inteiro.”

O aposto tem ligação sintática com outro termo da oração, já o vocativo não cria relação sintática com nenhum termo da oração. Aposto: Aquele menino, o Eduardo, ainda não almoçou. Vocativo: Eduardo, venha almoçar!

A função do vocativo é chamar ou interpelar o elemento a que se está dirigindo. É marcado por sinal de pontuação e admite anteposição de interjeição de chamamento.

Vocativo é um termo da oração – palavra ou expressão, que põe em destaque a pessoa ou coisa a quem se dirige a palavra. Vem sempre separado por vírgula. Vocativo é um termo isolado dentro da oração, ou seja, não faz parte nem do sujeito nem do predicado.

Dito de outra forma, o aposto restritivo se refere tão só a uma parte do conjunto. Vamos lá: O Deputado Federal Delfim Netto confirmou sua presença. Em meio ao universo de deputados federais, Delfim Netto é um do grupo. Referimo-nos a um entre vários da mesma categoria.

4 – Aposto distributivo
Apresenta pontuação e faz uso dos pronomes demonstrativos “este”, “esse”, “aquele”, “outra”, “aquilo”, etc. Utiliza-se esse tipo de aposto para retomar elementos do texto. Ex1: Pedro e Maria são meus amigos: aquele conheci na escola, já esta na faculdade.

Aposto é o nome que se dá às palavras que cumprem a função de explicar, esclarecer ou resumir um outro termo da oração, sem ocupar uma função sintática. O poeta está definindo a morte e a solidão. Na maior parte dos casos, o aposto tem um sentido explicativo.

Os apostos denominativos não são separados por vírgula.

A locução adverbial “a postos” (de pronúncia aberta) tem o sentido de pronto, preparado para, como em “estamos a postos”; como se trata de locução adverbial, a expressão não varia em frases que estão no singular: “estou a postos”.

Como fazer a análise sintática
Após encontrar o verbo, deve-se classificar o sujeito e procurar por complementos para, depois, localizar os predicativos que podem estar ou não presentes no contexto. Por fim, depois de encontrar o verbo, sujeito e complementos, deve-se procurar os adjuntos adverbiais ou nominais.

Quando usar vírgula após uma saudação? Quando há um vocativo em uma frase, o uso da vírgula é obrigatório. O professor Erick Anderson explica a forma correta da utilização da vírgula. O vocativo é um chamamento, um apelo ou uma invocação.

De forma bem simplificada, o sujeito pode ser entendido como quem pratica a ação verbal, enquanto o vocativo serve como termo de chamamento.