O que é o artesanato asteca?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Criativos e versáteis, eles utilizavam materiais como pedras, algodão, plumas, tecidos, couro, madeira e até areia para produzir objetos como cerâmicas, roupas, adornos e pinturas. Achados arqueológicos surpreendem pelos cuidados que eles tinham em produzir peças muito elaboradas e cheias de detalhes.

A pintura asteca foi produzida em tecidos, peles de animais, papéis feitos de cascas de plantas (amate), nas paredes, em cerâmicas e pedras. Utilizavam muitas cores em tonalidades fortes e representavam deuses, cenas do cotidiano e de luta.

Os astecas eram excelentes arquitetos. Os seus templos eram imensos, mas muito proporcionais. Esse senso de ordem e simetria era comum nas culturas mesoamericanas. As suas casas, construídas com troncos de madeira, tinham uniformidade, variando apenas no tamanho e na ornamentação.

Artesanato asteca
Criativos e versáteis, eles utilizavam materiais como pedras, algodão, plumas, tecidos, couro, madeira e até areia para produzir objetos como cerâmicas, roupas, adornos e pinturas. Achados arqueológicos surpreendem pelos cuidados que eles tinham em produzir peças muito elaboradas e cheias de detalhes.

A civilização asteca destacou-se na arquitetura, principalmente em esculturas com símbolos religiosos e pinturas que retratavam cenas mitológicas e históricas. Dominavam também a escrita pictórica, com desenhos de objetos e figuras; além de usar a escrita hieroglífica, baseada em símbolos e sons.

A economia asteca era baseada principalmente na agricultura, com destaque para o cultivo de milho, feijão e abóbora. Eles também construíram um sistema de canais de irrigação e terraços agrícolas para permitir a agricultura em terras elevadas.

Pedra do Sol

A mais famosa escultura asteca é a Pedra do Sol, erradamente conhecida como Calendário de Pedra Asteca.

Os Astecas construíram a pirâmide dos Ninchos de El Tajin, com 365 ninchos, um para cada dia do ano, e a célebre "pedra do sol", um imenso calendário solar. Os Astecas acreditavam que viria um grande Deus pelo mar.

Os astecas eram uma cultura mesoamericana que floresceu no centro do México no período pós-clássico, de 1300 a 1521. Os povos astecas incluíam diferentes grupos étnicos do México central, particularmente aqueles grupos que falavam a língua náuatle e dominaram grandes partes da Mesoamérica entre os séculos XIV ao XVI.

Os povos nativos produziam amuletos, tecidos, pinturas, relevos esculturas, monumento e utensílios domésticos. Grande parte desses objetos eram produzidos para serem usados em rituais e em cerimônias espirituais, ou seja, tinha uma função espiritual e religiosa e eram considerados sagrados.

Os astecas formaram, em seu momento de maior prosperidade, um império muito grande, que possuía uma população de aproximadamente 11 milhões de pessoas|2|. Os astecas exerciam um forte domínio sobre os povos vizinhos, exigindo-lhes tributos que deveriam ser pagos em itens de importância local.

No Império Asteca, as pirâmides tinham função bem diferente: eram templos com altares onde eram realizadas cerimônias religiosas, sacrifícios humanos especialmente.

Quetzalcóatl

Quetzalcóatl é uma divindade das culturas de Mesoamérica, em especial da cultura asteca, também venerada pelos toltecas e maias. É considerada por alguns pesquisadores como a principal dentro do panteão desta cultura pré-hispânica.

Origens dos astecas
Os astecas são originários de outra civilização pré-colombiana conhecida como mexicas. Os mexicas, segundo os historiadores, estabeleceram-se no Vale do México provavelmente após migrarem da região Sul do atual Estados Unidos e Norte do México para a região central do atual território mexicano.

Artesanato indígena
A grande maioria de tribos desenvolve a cerâmica e a cestaria. Os cestos são, em sua maioria, feitos a partir de folhas de palmeiras e usados para guardar alimentos. Já na cerâmica, são produzidos vasos e panelas de barro modelado.

A base da economia asteca era a agricultura que produzia diferentes gêneros agrícolas, tais como cenoura, batata, tomate, pimenta etc. O intenso comércio existente em grandes cidades astecas evidenciava a diversidade de gêneros produzidos e a riqueza desse povo.