O que é o banho de pipoca?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Desde então, esse banho é um símbolo de descarrego e de livramento de doenças. Para experimentá-lo, estoure a pipoca sem sal e reserve uma boa parte para jogar pelo corpo seco. Popular também na umbanda, esse banho está ligado a Oxóssi e serve para limpeza e prosperidade.

O banho de pipoca, um ritual de purificação do sincretismo religioso, atrai fiéis do catolicismo e do candomblé à igreja de São Lázaro e São Roque às segundas-feiras. Mães de santo se postam em frente à igreja para dar o banho a quem pedir (dar um trocado para eles é suer bem vindo).

As simpatias com pipoca são úteis para atrair dinheiro e ter mais sorte. Aproveite o poder desse alimento para melhorar a sua vida financeira!

Já ouviu falar nesse ritual? Quem deu essa dica foi a espiritualista Monica Buonfiglio, em seu canal do YouTube. Segundo ela, o banho de pipoca está ligado ao Obaluaê, que é o rei da Terra, o Orixá da cura, da saúde e também das doenças para as religiões de matriz africana.

O alimento mais associado a Omolu é a pipoca, que faz menção às várias marcas que a varíola deixou em seu corpo. No Brasil, este orixá é comumente associado às imagens de São Roque e São Lázaro.

Obaluaê na Igreja Católica
Nesse processo, Obaluaê foi identificado com São Lázaro, o santo católico padroeiro dos doentes e necessitados. Em algumas tradições, também é sincretizado com São Roque.

Para quem cultua orixá, pipoca é o principal remédio e agosto é o mês de Obaluaiê. Segundo o babalorixá André Gomes, os rituais de candomblé em homenagem a Omolu e Obaluaiê sempre contam com as pipocas devido a uma lenda - ou itãn.

O Orixá que rege nossa passagem para o mundo espiritual deve ser agradado com velas brancas, vermelhas ou pretas, água pura, coco, vinho doce, mel, pipoca e sal grosso, em campo santo (cemitério) ou à beira-mar.

Como fazer
Estoure os milhos de pipoca sem sal com pouco óleo. Espalhe essa pipoca pelo chão de todos os cômodos da casa, iniciando pelo cômodo mais longe da porta de saída. Durante esse procedimento, mentalize a pipoca absorvendo toda energia negativa. Aguarde por 15 minutos.

Omolu, ou Obaluaiê, é o orixá da doença e da cura, cultuado especialmente no mês de agosto com uma das cerimônias mais emblemáticas do candomblé: o Olubajé, uma festa que só pode ser realizada com o dinheiro que os devotos pedem nas ruas em troca de um punhado de pipocas, sua principal oferenda.

COMPOSIÇÃO: Hortelã, cabelo de milho e 7 sangrias. Apague o fogo; Despeje as ervas; Tampe e deixe descansar por 20 min, Coe e espere a temperatura amornar. Tome seu banho normalmente e finalize derramando o banho de ervas do pescoço aos pés.

Xangô

Também tem o fato de pipoca nem ser comida de Xangô.”.

Possui em sua composição apenas 4% de água, diferente de frutas e verduras (também presentes em ebós e oferendas) que possuem 90% de água. Esse fato contribui muito para a remoção e absorção de células mortas. Precisamos nos aliviar das pressões internas para não estourarmos… Deixemos isso para a pipoca!!!

Segunda-feira: Exu e Omolu.

Ferva três litros de água e três punhados de sal grosso. Misture quatro sementes de girassol, um punhado de erva-doce e folhas de uma lavanda. Espere amornar. Depois, tome o banho, despejando a mistura do pescoço para baixo e espere o corpo secar naturalmente.

Além de ser muito popular em religiões de matriz africana, a canjica é um poderoso grãos que serve de ingrediente para rituais de atração de dinheiro e prosperidade. Do mesmo modo, os banhos de canjica também ajudam que você tenha energias mais positivas durante o dia.