O que é o código USSD?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

USSD (Dados de Serviço Suplementar Não Estruturados) é um protocolo de comunicação usado por dispositivos GSM (Global System for Mobile Communications) para se comunicar com operadores de rede móvel (normalmente chamado simplesmente de "MO").

O Código de Verificação de Cartão, ou CVC*, é o código adicional impresso no verso do cartão de débito ou crédito. Na maioria dos cartões (Visa, MasterCard, cartões de bancos, etc.) é os últimos três dígitos impressos na faixa para assinatura localizada no verso do cartão.

Além da web, do SMS e de aplicativos móveis, entra em cena agora o USSD (Unstructured Supplementary Service Data), um canal de texto acionado através de uma chamada para um número especial que gera mensagens instantâneas na tela do celular.

A linha de uma pessoa é uma informação privada, ou seja, não existe uma lista que permita fazer a consulta. No caso de empresas, há mais chances de descobrir de quem é o número com pesquisas nos sites de busca ou nas redes sociais. Mas existem sites que permitem saber qual é a operadora, como o Consulta Número.

Entre os mais populares, destacam-se o Truecaller e o Whoscall, disponíveis para iOS (iPhone), Android e com consulta Web (se não quiser baixar).

Para que servem os códigos *#21# e ##002#
Esses números são usados para verificar algumas informações da operadora, contratar serviços ou checar dados do dispositivo (como saber o número IMEI). Nesse caso do vídeo, o *#21# serve para confirmar se o encaminhamento de ligações está ativo na linha.

A primeira indicação é pela discagem da sequência *#21#, que abre uma tela com diferentes informações relacionadas ao desvio de informações; a ideia do alerta é que, caso tudo esteja desativado, o celular não está sendo espionado.

Force o celular a usar a conectividade 4G
Digite o código “*#*#4636#*#*” no discador do seu smart e, no menu, toque em “Informações do telefone”. No item “Definir tipo de rede preferido” escolha “LTE only” ao invés de “WCDMA only”.

Alguns dos pontos mais comuns são:

  1. Bateria acabando muito rápido. Se a bateria do seu celular ainda está saudável, mas está acabando rápido, pode ser que o smartphone tenha sido hackeado. ...
  2. Dados móveis consumidos rapidamente. ...
  3. Aplicativos desconhecidos. ...
  4. Anúncios estranhos. ...
  5. Mensagens desconhecidas. ...
  6. Aquecimento além do normal.

MMI significa "Interface Homem-Máquina" (Man-Machine Interface) e refere-se a uma série de números ou caracteres inseridos no seu telefone para executar ações. Esses códigos MMI normalmente começam com um asterisco e terminam com o símbolo de libra.

Para isso, basta acessá-los, digitar o seu IMEI e clicar em "CHECK". Em seguida, você verá todas as informações sobre aquele IMEI, dizendo em qual celular ele está ativado. Caso não seja o seu aparelho, você já vai saber que ele foi clonado.

Atendimento pelo *144#
Além do atendimento telefônico, a TIM oferece alguns canais de autoatendimento, como por exemplo pelo código USSD *144#. Este código também serve para acessar alguns serviços direto do seu celular.

*#*#4636#*#*
Nele estão opções como: “Informações do telefone”, “Informações da bateria”, “Estatísticas de uso”, “Wi-Fi information” e “Serviços do fabricante”. Ao acessar cada opção, o usuário terá acesso a informações sobre o hardware do seu aparelho.

4. *#06# Com esse código, por sua vez, você pode descobrir o Identificador Internacional de Equipamento Móvel, o IMEI. Isso permite que você localize seu aparelho, caso ele seja roubado ou perdido.

  1. Em um dispositivo, acesse sua Conta do Google.
  2. No painel de navegação da parte superior, selecione Segurança.
  3. Em "Como fazer login no Google", toque em Verificação em duas etapas. ...
  4. Em "Opções de segunda etapa disponíveis", localize "App Google Authenticator" e toque em Alterar telefone.
  5. Siga as etapas exibidas na tela.

O único meio de verificar a identidade dessas mensagens é por meio do rastreamento, que depende de ordens judiciais a serem cumpridas pelas operadoras e prestadores de serviços envolvidos. Nesses casos, porém, sempre vale desconfiar.

O código é enviado para a sua caixa de entrada normalmente. Caso tenha uma conta do Gmail é bom dar uma olhada na aba de Promoções. Também é interessante olhar a sua Caixa de Spam ou Lixo Eletrônico. Os e-mails automáticos podem ser direcionados para um desses lugares.