O que é o conceito de utilidade?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Utilidade é o substantivo feminino que significa a qualidade de útil de alguma coisa ou alguém. É sinônimo de préstimo ou vantagem. A palavra utilidade também pode indicar um serviço ou uma pessoa que é útil. Assim, uma coisa que não tem utilidade é algo obsoleto ou estragado, cuja utilização não traz benefício.

Sobre a utilidade, pode-se afirmar que: A utilidade total é a satisfação acumulada pelo consumo de certa quantidade do bem ou serviço. A utilidade marginal é a satisfação adicional obtida pelo consumo de mais uma unidade do bem.

Na economia, o termo utilidade se refere à felicidade, benefício ou valor que um consumidor obtém a partir de um bem ou serviço. Em outras palavras, os consumidores não se contentam nem se satisfazem com o "bom o suficiente". Essa felicidade ou satisfação é medida em uma unidade chamada de unidade de utilidade.

Nestes termos, por princípio da utilidade, entende-se “aquele princípio que aprova ou desaprova qualquer ação, segundo a tendência que tem a aumentar ou a diminuir a felicidade da pessoa cujo interesse está em jogo”.

A teoria do Valor Utilidade associa o valor monetário de um produto à utilidade que ele apresenta para quem o consome, por exemplo, atendendo uma necessidade ou proporcionando satisfação. Ocorre que o consumo de várias unidades desse produto tende a apresentar um aumento de utilidade cada vez menor.

Nesse sentido, o princípio da utilidade, também denominado princípio da maior fe- licidade, exerceu função essencial na teoria de Bentham. De acordo com esse princípio, uma ação poderia ser considerada boa ou correta se proporcionasse mais felicidade do que dor, e má ou incorreta se resultasse no contrário.

O conceito de “utilidade” sempre diz respeito a uma meta, alvo, objetivo ou finalidade a ser alcançada. Trata-se sempre da realização de algo (o fim) por intermédio daquilo que se prova como o útil. Tudo o que serve, serve para algo ou a alguém.

A Teoria da Utilidade Esperada desenvolvida por Bernoulli teve maior reconhecimento depois da axiomatização dada a ela por John von Neumann e Oskar Morgenstern em 1944.

Utilidade Negativa – Quando o consumo de uma quantidade adicional é prejudicial, como por exemplo, um medicamento; Utilidade Nula – Quando não há vontade do cliente em se consumir uma quantidade a mais do produto; Utilidade Marginal – Quando o consumidor se sente satisfeito em consumir uma quantidade a mais do produto.

Total: quanto mais ele consome, maior ela é; Marginal: o quanto esse indivíduo se sente satisfeito em consumir uma unidade adicional; Nula: não há a disposição para se consumir uma unidade a mais; Negativa: consumir uma unidade adicional é prejudicial (medicamentos, por exemplo).

A Lei da utilidade marginal expressa que em uma relação econômica a utilidade marginal decresce à medida que se consome mais uma unidade. A utilidade total de um bem cresce quando se consome maiores quantidades dele, mas seu incremento da utilidade marginal é cada vez menor.

Por princípio da utilidade entende-se aquele princípio que aprova ou desaprova qualquer ação, segundo a tendência que tem a aumentar ou a diminuir a felicidade da pessoa cujo interesse está em jogo, ou, o que é a mesma coisa em outros termos, segundo a tendência a promover ou a comprometer a referida felicidade.

Os 3 principais agentes citados pela teoria econômica, são:

  • Famílias;
  • Firmas;
  • Governo.

O Marketing de Utilidade é, portanto, uma forma eficiente de posicionar a sua marca — de maneira sutil — na rotina do consumidor. Dessa forma, você está se aproximando dele, mostrando valor e, consequentemente, fortalecendo a sua marca.

A declaração de Utilidade Pública é o registro viabilizado pelo Poder Público, concedido a entidades, fundações e associações civis como forma de reconhecê-las em caráter de instituições sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à sociedade.