O que é o exame de sangue TG?

Perguntado por: aramos8 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

A dosagem da tireoglobulina no sangue é um importante exame laboratorial para pacientes diagnosticados com câncer de tireoide. O médico especialista utiliza este teste para realizar o acompanhamento do tratamento de câncer.

A tiroglobulina (TG) é uma proteína sintetizada pelas células foliculares da tiroide, sendo o componente principal do coloide intrafolicular, não sendo produzida de forma significativa em outras partes do corpo.

Ensaios de anti-Tg de ponta contam com limite inferior de detecção de 10 UI/mL. Assim, na interpretação de pacientes com CDT, valores de anti-Tg acima de 10 UI/mL já podem falsear negativamente os valores de Tg sérica, mesmo com valores considerados normais (abaixo de 115 UI/mL).

Insônia; Batimentos cardíacos acelerados, suores; Perda de peso; Pescoço “inchado”.

Pacientes com câncer medular de tireoide têm, frequentemente, níveis sanguíneos elevados do antígeno carcinoembrionário (CEA). Exames do CEA, algumas vezes podem ajudar a diagnosticar esse tipo de câncer.

O TSH com valores elevados pode indicar o funcionamento desregulado da hipófise e a queda na produção de hormônios tireoidianos. Neste caso, o exame deve apresentar valores acima de 5,60 UI/mL, podendo sugerir hipotireoidismo. Essa patologia é caracterizada pela produção insuficiente de de hormônios T3 e T4.

A causa mais comum de hipertireoidismo é a Doença de Graves, que ocorre quando o sistema imunológico começa a produzir anticorpos que atacam a própria glândula tireoide.

Quando há excesso de triglicerídeos circulando no sangue, damos o nome de hipertrigliceridemia, quadro que está muito relacionado ao risco de doenças cardiovasculares. É importante realizar exames de check-up periodicamente para garantir a saúde e prevenir doenças.

Pessoas com triglicerídeos alto não apresentam sintomas. Por isso, é importante realizar exames de sangue periodicamente, sendo esse o único jeito de saber o nível de triglicerídeos.

O triglicerídeos alto normalmente não apresenta sintomas, mas o aparecimento de xantomas (placas de gordura amareladas) pode acabar ocorrendo em algumas dobras do corpo.

Além disso, a tireoglobulina também pode estar aumentada devido a outras doenças da tireoide, como hipertireoidismo, tireoidite e na presença de tumores benignos. Assim, é fundamental que o diagnóstico de câncer seja confirmado através da punção da tireoide.

As diretrizes mais recentes sugerem que um valor de tiroglobulina inferior a 2 ng/dL, após estímulo com TSH recombinante ou hipotiroidismo, pode predizer baixa recorrência do tumor.

Doença de Graves é uma doença auto-imune, que gera uma anomalia no funcionamento da glândula tireóide. Também é a única forma de hipertireoidismo que apresenta como sintoma irritação nos olhos e pálpebras, além das manifestações mais comuns.

Os exames de sangue podem mostrar os valores de diversos marcadores tumorais, ou seja, substâncias aumentadas em função da atividade de algum tumor. Apesar de não existir um marcador universal, que sirva para todos os tipos de câncer, há uma série de marcadores, associados a uma ou várias neoplasias.

Tumores malignos foram predominantemente sólidos, enquanto os tumores benignos, sólidos ou mistos (p = 0.053). O risco de carcinoma em um paciente com nódulo de tireoide aumentou paralelamente às concentrações do TSH, com significativo aumento em pacientes com TSH acima de 1.64 mU/litro (p < 0.001).