O que é o Femismo?

Perguntado por: ncaetano2 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

fe·mis·mo mo. Comportamento ou linha de pensamento segundo a qual a mulher domina socialmente o homem e lhe nega os mesmos direitos e prerrogativas.

O Feminismo é um movimento político, filosófico e social que luta por um mundo no qual haja a equidade de direitos entre homens e mulheres. Já o Femismo é uma ideologia que propaga a superioridade do sexo feminino em relação ao sexo masculino.

Descobri que associações do termo feminismo a ódio aos homens, lesbianismo ou falta de feminilidade eram fatores cruciais na rejeição ao rótulo "feminista". A maioria dizia que não se considerava feminista porque não queria ser associada com características como essas.

O movimento feminista contemporâneo surgiu nos Estados Unidos, na segunda metade da década de 1960, e se alastrou para diversos países industrializados entre 1968 e 1977. A reivindicação central do movimento feminista contemporâneo é a luta pela "libertação" da mulher.

O feminismo é um movimento social e político que reivindica igualdade entre mulheres e homens. Não se trata, dessa forma, de um movimento sexista, que tenta impor a superioridade das mulheres sobre os homens. A origem do conceito é atribuída a Charles Fourier (1772-1837).

O feminismo é um movimento que luta pela igualdade social e de direitos para as mulheres e busca combater o modelo social baseado no patriarcado e os abusos e a violência contra as mulheres.

1. Que ou pessoa que se opõe à equiparação dos sexos no que respeita a direitos políticos e sociais. 2. Partidário do antifeminismo.

Embora o sujeito feminista historicamente seja a mulher, ou melhor, as mulheres em suas diversas e múltiplas identidades, o feminismo é para todos e todas, como diz Bell Hooks (2000), e interessa também aos homens, uma vez que eles também são sujeitos de gênero, ocupando essa posição, em geral, como opressores.

No Dicionário Online de Português, a palavra “Feminismo” está descrita como: “movimento que combate a desigualdade de direitos entre mulheres e homens”. Já a palavra “Femismo” é que descreve o pensamento de muitos sobre o contraponto do machismo, como “doutrina que prega a supremacia da mulher em relação ao homem”.

Se você acredita na igualdade de direitos entre homens e mulheres, você é feminista.

Feminismo Liberal (LibFem)
Os direitos seriam universais, cabendo ao indivíduo aplicá-los como escolher. LibFems enxergam o machismo como uma violência que oprime o gênero feminino, sim “gênero”. Se uma pessoa se identifica e vive como mulher, estaria sujeita a sofrer todas as opressões do pacote.

O feminismo está enfrentando problemas de legitimação. E não sou eu que estou dizendo (pelo menos não até agora), são as próprias mulheres.No mês de abril de 2019, uma pesquisa da Datafolha revelou que apenas 39% das mulheres brasileiras apoiam a causa feminista, contra 52% dos homens.

O feminismo, em sua terceira fase, está sendo considerado um movimento de ódio aos homens e à família. Os grupos passaram a defender apenas algumas mulheres, e não todas. É como as panelinhas de amigas que falam mal daquelas que não pensam como elas. Ou seja, só respeitam e defendem quem faz parte do seu "grupinho".

A palavra “femismo” é usada, porém o femismo, em si, não existe. Falando “femismo”, a pessoa se refere à ideia do misandrismo (ou seu sinônimo misandria). Ele, sim, é algo classificado e reconhecido. Com origem da palavra grega “misosandrosia”, significa ódio (misos) aos homens (andros).

A seguir, confira algumas dessas pensadoras e as principais reflexões que você precisa conhecer:

  • Simone de Beauvoir. A francesa nasceu em 1908 e foi um dos maiores ícones do feminismo. ...
  • Angela Davis.
  • Judith Butler.
  • Linda Nochlin.
  • Djamila Ribeiro.
  • Chimamanda Ngozi Adichie.

O feminismo é um movimento social muito importante para as mulheres, e seus três pilares são: radical, liberal, interseccional.

Continuar lendo