O que é o foco no cliente?

Perguntado por: emeireles5 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Foco no cliente é uma metodologia de trabalho inteiramente direcionada às demandas do cliente. O conceito de foco no cliente determina que uma empresa deve orientar todas as suas energias para atender as necessidades dos clientes de uma forma que os surpreenda positivamente.

Uma equipe com foco em vendas, que sabe priorizar as oportunidades que estão em seu funil de vendas, é capaz de se dedicar a criar e oferecer uma melhor experiência de relacionamento com os prospects certos.

fo·co |ó| 1. Ponto onde se concentram os raios luminosos que passam por uma superfície transparente.

O que é foco na qualidade? Estabelecer padrões de alta qualidade e buscar a melhoria contínua e assegurar a qualidade.

Como vender com foco no cliente

  1. Reconheça e apresente seu cliente. ...
  2. Saiba o que seu cliente busca e como o faz. ...
  3. Defina como atender às necessidades do cliente. ...
  4. Treine, treine e treine para atender bem ao cliente. ...
  5. Permita ao cliente saber de suas intenções com ele. ...
  6. Satisfaça, encante e surpreenda o cliente.

No atendimento interno, isso se traduzirá em colaboradores mais valorizados e incentivados, que produzirão mais e com mais qualidade. Já o cliente externo se sentirá mais próximo da organização, o que fomentará o processo de fidelização.

6 Dicas para manter a satisfação do cliente
Mapeie a jornada de compra do seu consumidor; Faça atendimento personalizado no pré e no pós-venda; Resolva problemas. Como você pode perceber, entender o nível de satisfação do cliente ajuda a identificar uma série de melhorias e novas oportunidades de crescimento.

O Foco no Cliente é um dos princípios da gestão da qualidade citados pela norma ISO 9001. O foco principal da gestão da qualidade é atender às necessidades dos clientes e empenhar-se em exceder as expectativas dos clientes.

Manter o foco é extremamente desafiador, mas é fundamental para que você e o seu time alcancem bons resultados. Foco nos permite ter certeza que estamos trabalhando na coisa certa, nos permite terminar o que nos propomos, aprender com os nossos erros e acertos e ganhar confiança para focar na próxima grande coisa.

Foco como centro de algo
Há ainda o uso desse termo para se referir ao centro de alguma coisa ou de onde vem algo: “o foco da confusão foi o que ele mencionou durante o discurso”.

Ter foco é fundamental, porque ele faz com que tudo ao seu redor colabore para isso! Faça as coisas com calma e no tempo que conseguir. A união de foco e frequência, ou seja, fazer o que precisa e diariamente ou quando estiver determinado será responsável por impulsionar você em direção à realização de suas metas.

Três tipos de Foco

  • Foco interno – atenção aos seus sentimentos, valores e capacidade de tomar decisões.
  • Foco no outro – como você se relaciona e se conecta com outras pessoas.
  • Foco externo – visão geral da situação.

Foco na solução
A ideia aqui é puxar a positividade da situação, absorver tal aprendizado para converter numa solução eficaz ao empecilho que toma conta da empresa naquele momento.

Foco total é um jogo muito dinâmico e rápido que trabalha e exige agilidade mental, memória e atenção em 5 níveis de dificuldade. Cada nível terá uma variável, entre cor, textura e forma e cada vez mais estímulos concorrentes serão acrescentados para elevar o grau de dificuldade.

Como pensar apenas no presente?

  1. Prestar atenção nos seus pensamentos. Passe a prestar atenção em que tipo de pensamentos passa por sua mente no dia a dia. ...
  2. Praticar atenção plena. ...
  3. Lembrar-se sempre de se manter no presente. ...
  4. Fazer terapia. ...
  5. Ser autêntico. ...
  6. Desapegar-se de seus ressentimentos.