O que é o FSB do processador?

Perguntado por: ldantas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

FSB é a sigla para Front Side Bus, que significa barramento frontal, o responsável pela comunicação e transferência de dados entre a CPU e a North Bridge da placa-mãe.

O FSB é controlado pela placa-mãe, sendo que a velocidade dele é aplicada no processador e até na memória RAM. Por exemplo: se o seu processador funciona na frequência de 3000 MHz, ele terá de operar sobre um FSB de 200 MHz com um multiplicador de 15 vezes.

Clock interno: Frequência de operação interna do processador; Clock externo (FSB, do inglês Front Side Bus): Frequência de operação externa, utilizada para comunicação entre o processador e a memória.

“FSB:DRAM” – é a proporção entre a capacidade de transferência da FSB (Front Side Bus, barramento frontal) e a frequência DRAM. Ou seja, é a indicação que aponta se a DRAM consegue acompanhar o barramento frontal em um bom ritmo.

Em resumo, a memória cache é uma parte do processador (CPU) de computadores e dispositivos móveis. Ele atua como uma memória temporária para que o chipset recupere rapidamente os dados, sem a necessidade de uma busca direta na memória principal (RAM).

Por que devo ativar todos os núcleos? De maneira geral, ativar os núcleos do processador permite usar todo o potencial do PC. Assim, a máquina consegue ter um desempenho elevado ao dividir o processamento das atividades com os vários cores.

FSB é o clock externo do processador, é a velocidade com que ele conversa com a memória, vídeo. Ex: 400Mhz, 533 Mhz, 800 Mhz, 1333Mhz de FSB. Ou seja a velocidade que a memória ou placa de vídeo manda os dados para o processador processar.

O overclocking de um monitor vem com algum risco e pode anular sua garantia, mas quando feito corretamente, você pode obter taxas de atualização que são muito mais rápidas do que as que vieram de fábrica. Um monitor com overclock pode eliminar o tearing, minimizando o atraso de entrada e a intermitência da tela.

Front Side Bus (FSB)
Os Barramentos de comunicação são responsáveis por transmitir dados entre dispositivos de hardware. Entre os vários barramentos existentes no PC, o mais importante é o Front Side Bus (FSB), efetuando a comunicação entre a CPU e memória, incluindo outros dispositivos.

Portanto, o clock interno do processador é a frequência com a qual o processador trabalha internamente na execução de suas atividades, sendo utilizado o clock externo para a comunicação com os demais componentes do computador através da placa-mãe.

A partir do uso da memória cache, houve um aumento considerável de desempenho dos computadores, esse tempo que o processador economiza na busca dos dados é redirecionado em outras tarefas que o sistema operacional necessita, nesse sentido, quem ganha com tudo isso é você.

São três as partes principais da CPU:

  • Unidade de controle: busca a instrução da memória e decodifica-a.
  • ALU (ou unidade aritmética e lógica): realiza operações aritméticas e booleanas.
  • Registradores: memória rápida para guardar informações de controle, resultados intermediários.

Um processador operando a 2,5 GHz (Gigahertz) completa 2,5 bilhões de ciclos por segundo, por exemplo.

Em poucas palavras, o processador de um computador é dividido em duas partes, a Unidade Lógico-Aritmética (ULA) e os registradores. A ULA é responsável pelos cálculos e operações lógicas, enquanto os registradores são memórias de acesso rápido para armazenar os resultados dessas operações.

A diferença básica é que DRAM é uma sucessora da SRAM. Os projetistas de memória reduziram o número de elementos por bit, menos transistores, assim economizaram área do chip para criar a DRAM. Como resultado, a produção de DRAM é mais barata do que a SRAM.

Sigla de dinâmico RAM, a memória DRAM é o tipo mais comum e menos caro dentre as memórias RAM. Ou seja, a DRAM requer um poder refrescante contínuo para poder manter a sua carga . Que é o que mantém a informação no lugar. Assim, a memória DRAM deve ser refrescada cada vez que é lido.

Acrônimo de Dynamic Random Access Memory, ou Memória de Acesso Randômico Dinâmica, é uma memória que precisa de atualizações constantes nas informações para o dado ficar armazenado, além de ser necessário energia para isso.