O que é o gradil costal?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

12 pares de COSTELAS que se unem às vértebras torácicas e ao esterno, exceto os dois últimos (11 e 12) - conhecidos como COSTELAS FLUTUANTES, já que se unem somente às vértebras. Esse conjunto de costelas formam o GRADIL COSTAL.

O esterno também é conhecido como o osso do peito. É um osso plano que se articula com a clavícula e as cartilagens costais das 7 costelas superiores (costelas verdadeiras), enquanto a 8ª, 9ª e 10ª costelas (costelas falsas) estão indiretamente ligadas ao esterno através da cartilagem costal das costelas verdadeiras.

A caixa torácica é composta por 12 vértebras torácicas e por 12 costelas de cada lado, sendo as 7 primeiras verdadeiras, 3 falsas e 2 flutuantes, além do esterno na parte anterior, totalizando 37 ossos.

Calcificações esternocostais e condrocostais fisiológicas bilateralmente. É uma variante bastante rara caracterizada por uma proeminência óssea de um arco costal para o interior da cavidade torácica(9,10).

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões.

diafragma

O diafragma, uma bainha muscular em forma de sino que separa a cavidade torácica do abdômen, é o músculo mais importante usado na inspiração (ou inalação). O diafragma está preso à base do esterno, às partes inferiores da caixa torácica e à coluna vertebral.

Cartilage costal
Barras de CARTILAGEM HIALINA que se estende da porção anterior das COSTELAS superiores. Elas se ligam ao ESTERNO diretamente ou indiretamente por meio de conexão à cartilagem costal superior que se liga ao ESTERNO.

Em medicina, o ângulo de Louis, ou ângulo de esterno, é um importante ponto anatômico formado pela junção do manúbrio com o corpo do osso esterno. Recebeu esse nome em homenagem ao cirurgião francês Antoine Louis.

Quais podem ser as causas da costocondrite? Apesar de não haver causa específica para a costocondrite, movimentos ou situações que envolvam o tronco podem favorecer essa inflamação, como: Trauma ou lesão na região torácica. Pressão no peito, como a causada pelo cinto de segurança em freada brusca, por exemplo.

Dor na costela é um sintoma que geralmente está relacionado a pancadas na região do peito ou das costelas. No entanto, também pode ser sinal de problemas respiratórios e, em casos mais graves, pode até indicar câncer ou infarto.

Assim, as costelas podem ser divididas em três tipos distintos; costelas verdadeiras (vertebroesternais), costelas falsas (vertebrocondrais) e costelas flutuantes (vertebrais, livres).

Caixa torácica
As costelas representam um conjunto de 12 ossos encurvados, sendo: 7 verdadeiras, 3 falsas e 2 flutuantes. As chamadas costelas verdadeiras são as que se ligam ao esterno, as costelas falsas ligam-se entre si e as costelas flutuantes não estão ligadas a nenhum outro osso.

Ressaltando que são as 7 primeiras costelas; Falsas: 3 pares, elas se articulam indiretamente com o esterno; Flutuantes: 2 pares, são os dois últimos pares de costelas.

O gradil é um dispositivo de proteção contínua, instalado na calçada ou no canteiro divisor de pistas, para direcionar a linha de desejo do pedestre para local onde a travessia possa ser feita com segurança e/ou para impedir o acesso ao leito viário em pontos indesejados.

Qual a diferença do gradil para uma grade convencional? A tela gradil é muito flexível e consegue trazer uma maior facilidade de instalação e manutenção em relação a outros tipos de grade. Além disso, ela é vendida em rolos, bastando apenas desenrolá-lo e fixar nos pontos de sustentação da grade.

Continuar lendo