O que é o grafite brasileiro?
Consiste em um movimento organizado nas artes plásticas, em que o artista cria uma linguagem intencional para interferir na cidade, aproveitando os espaços públicos da mesma para a crítica social. No Brasil, o grafite chegou ao final dos anos de 1970, em São Paulo.
Qual é o objetivo do grafite no Brasil?
O seu objetivo principal é ocupar os espaços e deixar algum tipo de reflexão para quem os vê. Acredita-se que esse tipo de arte exista desde o Império Romano, mas o movimento se popularizou nos anos 70. O grafite pode estar ligado a vários movimentos diferentes, mas em especial, está relacionado com o Hip-Hop.
O que é grafite e quais os tipos?
As grafites são classificadas pela dureza/maciez e sua pigmentação. Existem 4 tipos: H, F, HB e B. As do tipo H são mais duras e acinzentadas, boas para desenho técnico, e o nível de dureza vai de 1 a 9. O tipo F é mais fino, mais pigmentado e menos duro do que os do tipo H.
Quem foi o primeiro artista de grafite no Brasil?
Alex Vallauri
Provavelmente Alex Vallauri foi o primeiro grafiteiro no Brasil. Seu interesse por objetos kitsch fez com que, em meados dos anos 1970, passasse a fotografar painéis de azulejos, pintados nos anos 1950 e colados nas paredes de restaurantes de São Paulo.
Quais são as regras do grafite?
A Lei Federal de Crimes Ambientais, de 1998, divide os trabalhos entre pichação e grafite. Enquanto pichar é proibido sob pena de detenção de três meses a um ano e multa, o grafite é permitido, desde que com autorização e "objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado mediante manifestação artística".
Como é feito o grafite?
A grafite é um mineral de cor cinzento-aço, de brilho metálico, macio, untuoso ao tato e bom condutor da corrente elétrica. A grafite origina-se por metamorfismo de matéria carbonosa de natureza orgânica. O metamorfismo que afeta as camadas de carvão pode originar jazigos de grafite.
Quem é o grafiteiro mais famoso do Brasil?
Eduardo Sá, conhecido como Speto, é um dos pioneiros do grafite no Brasil e se destaca pela sua técnica apurada e pela mistura de influências do folclore brasileiro e da cultura popular.
Qual a mensagem do grafite?
Além de promover uma visão mais crítica do mundo, pois boa parte dos grafites transmitem mensagens de cunho social apontando problemas da comunidade ou sociedade.
Como o grafite é visto pela sociedade?
Na sociedade, culturalmente, o picho é visto como sujeira e vandalismo, enquanto o grafite acabou se tornando sinônimo de arte e é reconhecido com algo visualmente agradável e bonito, diferente das pichações em preto e com letras difíceis de serem compreendidas.
Qual é a importância do grafite para a cidade?
Graffiti para eles é lazer e meio pelo qual se comunicam com a cidade e com seus transeuntes; buscam reconhecimento social e protestam contra as condições de vida da população com uma atividade reconhecida, por muitos deles, como arte.
Quais são os 4 estilos do grafite?
Spot é o lugar onde o grafite é feito; Wildstyle é um estilo específico de grafite caracterizado pelo uso de letras entrelaçadas; Free style é um trabalho livre, em geral improvisado; Bomb é o nome dado ao grafite ilegal, feito por isso de modo rápido e durante a noite.
Qual é a origem do grafite?
Origem do Grafite
Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
Porque se chama grafite?
A palavra grafite vem do italiano graffito, que quer dizer em latim e italiano “escritas feitas com carvão” ou “escritas feitas em paredes”.
Quem é o pai do grafite no Brasil?
A data foi escolhida após a morte do lendário grafiteiro italiano Alex Vallauri em 1987 e considerado o pai desta arte no Brasil. Vallauri morreu em 26 de março de 1987 e foi homenageado no dia 27 pelos seus amigos que fecharam e grafitaram o túnel da Avenida Paulista.
Qual o nome do criador do grafite?
Keith Haring (EUA)
Em que data se comemora o Dia do grafite?
27 de março
O Dia Mundial do Grafite é comemorado mundialmente em 27 de março. Surgiu como uma homenagem a um dos principais precursores da arte urbana no Brasil, o artista plástico etíope, naturalizado brasileiro, Alex Vallauri, que faleceu em 27 de março de 1987.
O que o grafite visa expressar?
Alcides afirma que o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive e é reconhecido como uma arte democrática e manifestação genuína da criatividade popular.
Onde o grafite é mais usado?
O grafite é aplicado na indústria de diversos materiais, entre eles estão a fabricação de lápis e lapiseira, feita por meio da mistura com argila bem fina que forma a mina do lápis, na produção de tijolos, peças refratarias e nas indústrias de cimentos.
Onde tem grafite no Brasil?
5 grafites para conhecer pelas ruas do Brasil
- Foto: Eduardo Kobra/Divulgação. Etnias (Rio de Janeiro, RJ) ...
- Grafite de Bozó Bacamarte | Foto: Nuvem Produções/Reprodução. Salva-Arte (Recife, PE) ...
- Foto: Amira Hissa/PBH. CURA (Belo Horizonte, MG) ...
- Foto: CKTuristando/Unsplash. Beco do Batman (São Paulo, SP)
Quais são os principais artistas do grafite?
- Romero Britto
- Enrique Enn
- Zevs
- André Saraiva
- Pozla
Em que ano o grafite deixou de ser crime?
Datada de 25 de maio de 2011, a lei 12.408/11 constituiu um marco para a arte urbana brasileira. Ao inserir o §2º no dispositivo acima, dispôs-se, com clareza, aquilo que as paredes das cidades brasileiras já estampavam: grafite não é crime.