O que é o Intracath?

Perguntado por: apinho . Última atualização: 31 de maio de 2023
4 / 5 3 votos

O Cateter Intracath é indicado na terapia intravenosa central, que é uma via de administração de fármacos em infusões de média e longa duração em pacientes críticos. O produto é um dispositivo estéril introduzido no sistema circulatório por meio de uma punção.

Sabe-se que existem 03 tipos de cateteres venosos centrais:

  • Cateter venoso central inserido perifericamente (CVCIP)
  • Cateter venoso central de longa permanência (tunelizado)
  • Não tunelizado: cateter venoso central temporário (não tunelizado):

Não puncionar veias esclerosadas ou membros paralisados, edemaciados ou com lesões.

Existem dois tipos de cateteres: o cateter venoso periférico, que é a introdução de um cateter nos membros, como braço, mão e perna; e o cateter venoso central, que é usado em pacientes que necessitam de quantidades maiores de medicamento e soro, bem como de medicações específicas, como quimioterapia ou dieta parental.

Em comparação a uma linha CVC, uma linha PICC é inserida em uma veia do braço ou da mão. Como acontece com o CVC, o cateter é deslizado ao longo de veias de calibre maior até atingir a veia cava superior.

O catéter é colocado com um procedimento cirúrgico simples, realizado pelo cirurgião vascular. O paciente é sedado e com anestesia local o cirurgião faz um pequena incisão no pescoço por onde ele coloca o catéter. Geralmente, é possível ir para casa no mesmo dia do procedimento.

Tempo de permanência: curto (até 7 dias); longo (após 7 dias); temporário (até 30 dias) e definitivo (mais de 30 dias).

Devido à necessidade constante de monitorização e à debilitação dos pacientes em UTI, diversos cateteres e sondas são necessários nesse ambiente. A sonda nasogástrica, orogástrica e nasoenteral são muito vistas na UTI (respectivamente na imagem abaixo).

O cateter periférico é usado na condução de nutrientes, fluidos, medicações e sangue enquanto o cateter central, indicado para medicações específicas em tratamentos de quimioterapia e dieta parental, é normalmente utilizado em UTIs.

PICC (cateteres centrais inseridos perifericamente)
São os chamados PICCs, utilizados quando o paciente necessita um acesso mais prolongado (poucos meses), sendo uma alternativa ao “Hickman” e, em alguns centros, ao portocath. Vantagens: Cateter inserido sob anestesia local. Fácil remoção do cateter.

O cateter Port-A-Cath para quimioterapia, ou cateter totalmente implantado é uma ferramenta importante no tratamento para pacientes em quimioterapia, pois uma vez implantado, este tipo de cateter facilita a administração de medicamentos e a infusão de nutrientes ou líquidos diretamente na corrente sanguínea durante o ...

Não molhar o cateter. – Manter o curativo limpo.

O cateter de Permcath é um pouco diferente do Portocath que já mostramos. A função principal dele é permitir a hemodiálise, procedimento de filtragem do sangue, para aqueles que estão com os rins falhando.

A causa comum das veias estourarem é a inserção da agulha muito profunda. Em seguida, insira o cateter em cima da veia e diminua o ângulo para reduzir as chances de atravessar as duas paredes da veia. Faça a inserção lentamente mas de forma constante.

Continuar lendo