O que é o método compreensivo de Max Weber?

Perguntado por: emoreira2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

A sociologia compreensiva baseia-se na ideia de considerar a motivação dos indivíduos e grupos diante das ações sociais que praticam, levando em conta a sociedade em que vivem. A realidade social portanto, é o resultados das formas de relação entre os sujeitos.

De acordo com método compreensivo, a ciência social não pode ser estudada reduzindo-a a leis, mas deve ser analisada sob a ótica de vários fenômenos, principalmente o sentido que a ação do indivíduo possui para este.

no método compreensivo de Weber os fenômenos sociais são considerados como a simples expressão de causas exteriores que se impõem aos indivíduos. Weber define a sociologia compreensiva em termos de fatos sociais e não em termos de atividade ou ação.

e) Max Weber entende por sociologia compreensiva uma ciência que se propõe a compreender a atividade social e, deste modo, explicar causalmente seu desenrolar e seus efeitos. Para explicar o mundo social, importa compreender também a ação dos seres humanos do ponto de vista do sentido e dos valores.

Durkheim, com seu método comparativo, baseado nas ideias positivistas; Weber, com seu método compreensivo; e Marx, com seu método materialista dialético, influenciaram e ainda influenciam as pesquisas nas áreas das Ciências Sociais.

Max Weber foi um sociólogo, jurista e economista alemão. O pensador é considerado um dos clássicos da sociologia por ter fundado um método de análise sociológica de extrema importância para o desenvolvimento da sociologia enquanto ciência autônoma e bem fundamentada.

Significado de compreensivismo: Atitude, característica daquele que é compreensivo.

a) TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL: Classificação e explicação dos tipos de ação social propostos por Weber: Tradicional (motivada por costumes e hábitos); Afetiva (motivada por sentimentos e emoções); Racional relativo a valores (motivada por princípios); Racional relativo a fins (motivada por objetivos).

Weber acreditava que a função do sociólogo seria compreender o sentido das chamadas ações sociais e explicar suas lógicas causais. Assim, suas contribuições foram em direção à análise multicausal dos fenômenos sociais. Em seus estudos, Weber destaca fatores culturais e materiais no surgimento das instituições modernas.

Ação social e relação social.

Max Weber foi um dos principais responsáveis pela adoção de uma metodologia própria para as ciências sociais, uma metodologia que leva em conta o objeto particular das ciências sociais, as ações humanas.

O trabalho intelectual de Weber é influenciado por Kant e, sobretudo, por Nietzsche. Assim, Weber introduz uma Sociologia compreensiva, como uma forma de entender quais são as motivações, as vontades, desejos e os sentidos relativos às ações sociais. Para pensar as ações sociais, portanto, Weber parte dos indivíduos.

O método em Marx é um movimento dialético que parte da sua concepção ontológica da realidade social, em que o ser social produz suas próprias condições objetivas e subjetivas de existência e, por isso, teoria, método e concreto social constituem uma unidade metodológica.

Usando o método científico do materialismo dialético, Marx explora os fundamentos do sistema capitalista. Como o famoso começo de "O Manifesto Comunista" (1848) diz, "A história de toda a sociedade até então existente é a história da luta de classes".

O objeto de análise da sociologia compreensiva é, portanto, a ação social. Mas nem todo comportamento pode ser definido como “ação”. Tampouco podemos atribuir, a quaisquer ações empreendidas, o predicado que aqui denominamos de “social”.

Trabalhando sobre os tipos ideais da burguesia, a ética protestante e o capitalismo industrial, Weber estudou a moral estabelecida por algumas seitas calvinistas dos séculos XVI e XVII.

Dominação tradicional; • Dominação carismática; • Dominação racional (legal ou burocrática).

A ação social, segundo o sociólogo alemão Max Weber, remete a um tipo de conduta do indivíduo que reflete sentido tanto para ele quanto para aqueles que são afetados. Esse conceito também é definido como as formas de interação e simbolismo, pois uma ação apenas acontece quando entramos em contato uns com os outros.