O que é o método sociológico Qual sua função?

Perguntado por: ejordao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

É um método objetivo. Segundo Durkheim, ele é um método inteiramente dominado pela idéia de que os fatos sociais são coisas e como tais devem ser tratados.

Entendemos Metodologia de Análise Sociológica Discursivo-Imagética aqui desenvolvida, não como simples ato de analisar discursos e imagens, mas como todo o percurso, o caminho do pensamento para tornar o pesquisador capaz de utilizar um objeto imagético (lendo-o “como se fosse discurso” - esta questão ficará ...

Émile Durkheim

Émile Durkheim foi um psicólogo e sociólogo francês, considerado o fundador da sociologia, pelo fato de ter sido o primeiro a criar um método sociológico que distinguiu a sociologia das demais ciências humanas.

Os métodos qualitativos tendem a nos indicar o porquê dos fenôme- nos, enquanto os métodos quantitativos tendem a nos indicar a regularidade com a qual esses fenômenos se apresentam.

Na Sociologia actual, existem três métodos básicos de investigação empírica, a saber: o método experimental, o método de medida e o método de casos.

A sociologia atua, portanto, como uma fonte de dados sobre os fatores que influenciam e formam as relações sociais. Nesse sentido, é a sociologia que fornece a base para a atuação prática que visa a melhoria de setores sociais, como a segurança pública, a educação, a saúde e o desenvolvimento humano em geral.

A Sociologia nos auxilia a fazermos reflexões como sujeitos pertencentes a um mundo social o qual nos constrói socialmente e ao mesmo tempo é construído por nós. Nos ajuda a entender quem somos e para onde vamos.

A Sociologia nasce da própria sociedade, e por isso mesmo essa disciplina pode refletir interesses de alguma categoria social ou ser usado como função ideológica, contrariando o ideal de objetividade e neutralidade da ciência.

Na obra “As regras do Método Sociológico”, de 1895, definiu o fato social como o objeto de estudo da sociologia. Os fatos sociais são definidos por Émile Durkheim como as formas de pensar, sentir e agir que acontecem de forma generalizada. Ou seja, os fatos sociais se repetem entre sociedades e indivíduos estudados.

O sociólogo alemão Max Weber é considerado um dos pensadores clássicos da sociologia e desenvolveu um método de análise social baseado no que ele chamou de ação social.

Sociólogos fazem uso freqüente de técnicas quantitativas de pesquisa social (como a estatística) para descrever padrões generalizados nas relações sociais. Isto ajuda a desenvolver modelos que possam entender mudanças sociais e como os indivíduos responderão a essas mudanças.

Capital, Trabalho e Alienação, segundo Karl Marx.

Emile Durkheim é conhecido por sua teoria funcionalista, que argumenta que a sociedade é um sistema complexo composto por diferentes partes que trabalham juntas para garantir a ordem social e a continuidade ao longo do tempo.

O que Max Weber defendia
Levando em consideração os conceitos das ações sociais, é possível dizer que Max Weber defendia que a partir do uso das ações sociais, os indivíduos poderiam modificar a sociedade, a política, as relações sociais e as organizações institucionais e governamentais.

Segundo Marx, para entender a sociedade, é necessário reconhecer as estruturas de dominação das classes sociais e atentar-se para a produção material que cada sociedade legou. Tal constatação culminou no método chamado “materialismo histórico dialético”.

A sociologia se ocupa basicamente de cinco elementos: a estrutura social, os grupos sociais, a família, as classes sociais e os papéis que o indivíduo ocupa em sociedade.