O que é o mutismo seletivo?

Perguntado por: ataveira7 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
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O Mutismo Seletivo é uma fobia que pode se manifestar na escola principalmente entre crianças de 3 a 6 anos de idade. O Mutismo Seletivo (MS) é um transtorno de ansiedade infantil complexo que caracteriza-se pela dificuldade de um indivíduo se comunicar verbalmente em determinadas situações sociais.

O diagnóstico do mutismo seletivo é feito pelo psicólogo infantil ou psiquiatra, através da avaliação do comportamento da criança em diferentes situações, por meio do relato dos pais e professores.

Os pais podem desconhecer por longo tempo o mutismo da criança na escola. A avaliação geralmente inclui uma combinação de entrevistas diagnósticas e preenchimento de questionários pelos pais e professores e observação do comportamento da criança pequena.

Pessoas tímidas têm um pouco de dificuldade de falar no início, mas com o tempo se soltam e participam das conversas. Por outro lado, quem sofre de mutismo seletivo apresenta uma impossibilidade permanente de se comunicar com determinadas pessoas e/ou em determinadas situações.

Dicas para lidar com o Mutismo Seletivo na escola

  1. 1- Fique atento aos sinais.
  2. 2- Encaminhe o aluno para tratamento, caso necessário.
  3. 3- Tenha em mente que é preciso um trabalho multidisciplinar.
  4. 3- Estabeleça um clima harmonioso.
  5. 4- Estimule a criança a refletir sobre seus pensamentos.

Deixamos algumas estratégias que os pais de crianças com Mutismo Seletivo poderão implementar: Não forçar a criança a falar. Elaborar formas alternativas de comunicação através de símbolos, gestos ou escrita. Evitar que a criança seja o centro das atenções.

O mutismo seletivo é um transtorno de ansiedade infantil em que a criança é incapaz de falar em alguns ambientes e com algumas pessoas. Geralmente, ela pode falar normalmente em casa, por exemplo, ou quando está sozinha com seus pais.

Mesmo que seja considerado um transtorno de ansiedade e muitas vezes associado a fobia social, o Mutismo Seletivo não implica em ansiedade excessiva em todos os momentos. É por apresentar pequenas peculiaridades que o transtorno se torna distinguível.

O MS foi descrito na literatura desde 1877, por Kussmaul, um médico alemão, que odescreveu como afasia voluntária. Seria um fracasso manifestado por crianças ao tentar falar em determinadas situações, mesmo tendo uma linguagem já desenvolvida (Kron, Weckstein & Wright, 1999).

A logorréia ou logomania é um transtorno comunicativo em que a pessoa fala compulsivamente e tem um discurso incoerente. A logomania pode ser considerada tanto um transtorno quanto um sintoma de um outro transtorno.

A criança com apraxia tem a ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao planejar e programar a sequência de movimentos ou gestos motores da mandíbula, dos lábios e da língua para produzir sons e formar sílabas, palavras e frases.

Os comportamentos repetitivos na linguagem podem manifestar-se pelo aparecimento da ecolalia, fenômeno persistente caracterizado como um distúrbio de linguagem, com repetição da fala do outro, dividida em imediata ou tardia.

Causas de mudez
A mudez é muitas vezes associada à surdez, isto porque os surdos de nascença, por nunca terem ouvido, dificilmente aprenderão a falar. Uma pessoa pode nascer muda, ou adquirir a mudez mais tarde, como resultado de algum acidente ou devido à exposição a determinados produtos químicos.

Um dos padrões de comportamentos repetitivos observados no TEA são denominados de estereotipias, que são quaisquer comportamentos repetitivos que, aparentemente, não tem função social, sendo consideradas uma repetição de movimentos ou persistência de ações ao longo do tempo (Amaral, 2014).

A causa mais comum é o AVC, mas também pode ser causada por tumores cerebrais, encefalites, traumatismos cranioencefálicos, entre outras. Esse transtorno de linguagem pode alterar a fala, a compreensão, a leitura e a escrita e assim comprometer a comunicação do indivíduo em diversos graus.

No entanto, existem transtornos psicológicos que causam uma grande dificuldade para se abrir e falar com outras pessoas. Por exemplo, aqueles que sofrem de depressão ou ansiedade costumam sofrer neste tipo de situações, já que focam em excesso a atenção ao seu interior e, por isso, não ficam em sintonia com os outros.

Não faz enunciados de duas palavras, mesmo quando faz palavras com os sons que identifica. Evita o uso de junções nas orações, porque ele se comunica através da simplificação; ou seja, preferem usar palavras que por si só expressem tudo o que querem comunicar.

As fobias específicas são os transtornos de ansiedade mais comuns. Algumas das mais comuns são medo de animais (zoofobia), de altura (acrofobia) e de tempestades (astrofobia ou brontofobia). As fobias específicas afetam cerca de 13% das mulheres e 4% dos homens em qualquer período de 12 meses.

Advogados da área do direito de família dizem que a primeira coisa a fazer em casos assim é tentar resolver a situação por meio de diálogo, já que, antes de tudo, os pais precisam entender as motivações do filho.

Convide para a prática de atividades físicas
A verdade é que crianças sedentárias acumulam muita energia, e isso as impede de ficarem quietas e concentradas por muito tempo em uma só coisa. Além disso, trata-se de uma maneira lúdica de estimular o foco para alcançar determinado objetivo.