O que é o períneo?

Perguntado por: icamacho . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.1 / 5 16 votos

Períneo, anatomicamente, é a região situada na parte inferior da pelve. É formado por um conjunto de músculos denominados assoalho pélvico; e por tecidos (fáscias e ligamentos), além de ser ricamente inervado e vascularizado. O períneo feminino localiza-se entre e vagina e o ânus.

Reforça a sustentação dos órgãos pélvicos, evitando assim os prolapsos, como por exemplo a cistocele (bexiga caída)

Assim, alguns sinais e sintomas que podem indicar se você é uma paciente para quem é indicada a perineoplastia incluem:

  • Incontinência urinária;
  • Prolapso de órgãos pélvicos;
  • Cicatrizes e lesões ocorridas durante o parto;
  • Disfunções sexuais que anteriormente não existiam, como dor.

É ele que sustenta a bexiga, útero ou próstata e intestino, sendo também responsável pelo controle dos esfíncteres anal e urinário e ainda tem um papel na relação sexual.

Após a cirurgia, a mulher deve ficar sem ter relações por, pelo menos, 45 dias. Porém, o período deve ser consultado com seu médico, considerando sua recuperação.

Os sintomas mais frequentes são perda involuntária de urina durante o dia e/ou noite, infeccções urinárias de repetição, urgência miccional, redução ou aumento anormal da frequência urinária comumente associada a constipação, manobras de contenção, baixa auto-estima e isolamento social.

Em pé, o homem ou a mulher devem colocar as mãos sobre o abdômem, na região das costelas, e contrair o períneo em direção ao osso da bacia. Podem ser feitas as contrações rápidas, com intervalo de três segundos, ou as demoradas que, neste caso, podem ser de até 20 segundos.

5. Períneo: um verdadeiro tabu para os homens, o períneo é a área entre os testículos e o ânus. Com o homem deitado, pode-se estimular o períneo empurrando-o para dentro em movimentos circulares, o que estimula a próstata, ensina Carmen.

O trabalho predominantemente sentado e a falta de atividade física causam o enfraquecimento, que leva às disfunções do assoalho pélvico. Em alguns casos, a fraqueza está associada à lesões na região e, no caso das mulheres, a episiotomia.

Quanto custa uma cirurgia de períneo? Os custos de uma perineoplastia podem variar bastante por diversos fatores incluindo honorários médicos, custos hospitalares, entre outros. No entanto, é possível encontrar esse procedimento por valores que vão de R$ 6.000,00 a R$ 20.000,00.

Veja quais são os principais sintomas de bexiga baixa:

  • Sensação de evacuação incompleta após urinar;
  • Presença de algo que se sobressai na vagina;
  • Incontinência urinária;
  • Pressões e desconfortos vaginais;
  • Dores na coluna e embaixo do ventre;
  • Perda de autoestima;
  • Redução ou ausência de atividades sexuais.

É um exame do pavimento pélvico que utiliza uma sonda ou “transdutor”, posicionado no períneo (a área entre a vagina e o ânus). Este permite adquirir imagens da bexiga, uretra, vagina, colo, útero, períneo, canal anal e músculos do pavimento pélvico.

O tratamento conservador das patologias do períneo inclui mudança no estilo de vida e fisioterapia. É um tratamento com baixo risco de efeitos adversos e não prejudica outros tratamentos, consequentemente não representa elevados custos.

É importante frisar que o período expulsivo pode estar presente tanto no parto normal quanto em alguns partos Cesários.

A sutura bem realizada alinhada com a boa cicatrização da paciente faz com que a cicatriz fique mínima, quase imperceptível. Também possui rápida recuperação. A recuperação completa leva aproximadamente 40 dias. Após esse período, a mulher pode tranquilamente retomar as atividades sexuais.

O que acontece se eu tiver relações sexuais antes dos 40 dias após o nascimento do bebê? Nos primeiros 40 dias após o parto não é recomendado que a mulher tenha relações sexuais. Isso acontece por que nesse período o útero e o corpo feminino estão retornando ao seu estado pré-concepcional.

Este incômodo pode ocorrer no períneo devido a problemas em órgãos, músculos ou nervos próximos a essa região do corpo. Dessa forma, as fortes dores podem resultar em lesões, infecções ou outras condições de saúde, como diabetes. Inclusive, mulheres de todas as idades podem sentir dor no períneo por causas diversas.

A dor pélvica é caracterizada por um desconforto sentido na região infraumbilical, ou seja, na parte inferior do tronco abaixo do umbigo e entre os ossos dos quadris. Como dissemos, especialmente as mulheres podem sentir essa dor durante o seu ciclo menstrual.