O que é o Plicoma retal?

Perguntado por: nsubtil . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Plicomas anais são pregas excedentes de pele na margem anal. Eles podem se desenvolver a partir da pele mantida esticada sobreposta a uma hemorróida externa trombosada ou a partir uma fissura anal. Também são comuns naqueles que possuem hemorroidas externas volumosas, e naqueles com dermatite anal crônica.

O plicoma não desaparece com pomada ou cremes. Não é obrigatório a remocão do plicoma, mas quando necessário por estética, os plicomas precisam ser tratados com cirurgia ou cauterização por laser do excesso de pele. O procedimento pode ser feito com anestesia local.

O plicoma seria somente a pele sem aqueles vasos embaixo, os vasos regrediram mas continuam o excesso de pele. Esses plicomas geralmente dificultam a higienização da região anal e, às vezes, pode provocar prurido e algum incômodo, mas também não costuma causar a dor.

Proctyl 50mg/g + 10mg/g pomada bisnaga com 30g + 10 aplicadores.

O plicoma pode se originar de uma inflamação em que a pele se expandiu e, mesmo depois de tratada, a pele não volta ao normal. Ela continua saliente e flácida, diferentemente da consistência natural, que é lisa e elástica.

Ela pode ser causada por fissura anal, hemorroidas, pós-operatórios na região ou outras doenças anais. Então, após essa inflamação e cicatrização, o local desincha e a pele não volta ao normal. Dessa forma, o ânus fica com uma saliência, excesso ou sobra de pele murcha. É assim que surge o plicoma anal.

Plicoma anal dói? Depende de paciente para paciente. Em alguns casos, a pele não é tão grande e excessiva, por isso, não esbarra tanto mas roupas íntimas nem incomoda como em situações mais graves, em que há fissura na pele.

diarreia persistente por mais de 3 semanas; alterações no funcionamento do intestino; cólicas e dor frequente na região abdominal; histórico de câncer anal ou retal na família.

A técnica de Cirurgia Plicoma é relativamente simples com a retirada da sobra de pele, porém quando existem vários plicomas ou a queixa estética é o que realmente incomoda o paciente deve-se realizar uma pequena plástica anal, com aproximação de bordas e pequenas rotações de retalhos de pele, fazemos a plástica anal de ...

Cirurgia do plicoma anal e plástica anal
O procedimento é indicado quando o paciente se sente incomodado com a protuberância e excesso de pele anal, o motivo pode ser estético, coceira anal crônica, sensação de resíduos fecais após evacuação mesmo após adequada higiene anal e sensação de inchaço anal aos esforços.

Cicatenol® é indicado para a prevenção e tratamento das fissuras (rachaduras) de pele e mucosas (mamilos, lábios e região anal); feridas (ferimentos leves e escoriações) e escaras.

A trombose hemorroidária externa é um nódulo doloroso na margem do ânus, de cor arroxeada, normalmente de início súbito e é popularmente conhecido como “crise de hemorroida”.

Tudo cura por 4-6 semanas. Alguns plicomas são muito pequenos e têm uma recuperação mais fácil, enquanto outras estão associados a grandes fissuras anais ou hemorróidas que precisam de tratamentos mais extensos. Alguns casos de grandes excessos de pele podem precisar de 2 cirurgias para obtenção de perfeito resultado.

Proctyl® é indicado para o tratamento de hemorroidas, em especial aquelas acompanhadas de inflamação e sangramento, fissuras, prurido (coceira) e eczemas (irritação com vermelhidão) da região do ânus provocados por afecções anorretais, e como curativo após cirurgias proctológicas.

Hemorróidas: o inchaço das hemorroidas pode fazer com que a pele perca elasticidade e acabe formando o plicoma. A evacuação de fezes duras também contribui para o problema. Fissuras anais: em fissuras que estão se cicatrizando, a pele pode se juntar e formar o excesso.

– As Hemorroidas se originam da dilatação dos vasos hemorroidários que ficam na região anal; – Já o Plicoma é um excesso de pele nessa região e ele pode ser uma sequela de crises inflamatórias das Hemorroidas ou de Fissura Anal.

Antes de ir a uma consulta com o coloproctologista não é necessário se depilar. Porém, caso você se sinta à vontade, pode fazê-lo. A ausência da depilação não interfere no resultado do exame.

O gastroenterologista é o médico habilitado para fazer diagnósticos e tratar doenças que atingem o aparelho digestivo. Qualquer doença que esteja relacionada ao aparelho digestivo, ou seja, da boca até o ânus, deve ser diagnosticada e tratada por esse profissional.

Proctologista feminino
O médico coloproctologista pode diagnosticar tanto homens quanto mulheres. É comum que mulheres, ao irem a uma clínica proctologista, busquem o atendimento de profissionais coloproctologistas do sexo feminino para se sentirem mais confortáveis.