O que é o processo de sinterização?

Perguntado por: eferreira6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Sinterização pode ser definida como um processo físico, termicamente ativado, que faz com que um conjunto de partículas de determinado material, inicialmente em contato mútuo, adquira resistência mecânica.

A compactação gera o compactado verde, que é uma peça muito frágil com o formato final ou aproximado da peça que será fabricada, e o manuseio inadequado do mesmo pode esfarelar a peça. Por fim, na etapa de sinterização, o compactado verde é aquecido a altas temperaturas, porém abaixo do ponto de fusão do metal base.

O objetivo da sinterização
Além disso, a sinterização oferece uma vantagem econômica, uma vez que permite a utilização eficiente de matérias-primas. O processo de sinterização permite a produção de peças com mínimas perdas de material, resultando em menor desperdício e redução de custos de produção.

Diminuir a porosidade do material e aumentar sua resistência. As partículas sólidas se aglutinam pelo efeito do aquecimento a uma temperatura inferior à de fusão, portanto a peça se torna mais densa e não se deforma (derrete). As características da peça sinterizada dependem também da massa cerâmica utilizada.

O que é sinterização? A sinterização é um processo no qual pós com preparação cristalina ou não, uma vez compactados, são submetidos a altas temperaturas, pouco mais baixas que a sua temperatura de fusão, ou seja, a uma temperatura suficiente, para fundir o metal ligante, preenchendo então os vazios entre os grãos.

A sinterização é um processo utilizado na siderurgia para aglomeração de misturas de finos de minério de ferro, coque ou carvão, resíduos contendo ferro, finos de retorno e fundentes.

A sinterização de minério de ferro é usada justamente para corrigir o problema de excesso de finos na aplicação do alto-forno uma vez que, usando os finos de minério e outras matérias primas como coque, calcário e outros rejeitos, é possível fazer a aglomeração a quente do material e produzir o sínter, o qual é o maior ...

É um material de alta tecnologia, composto por vários. minerais naturais triturados, que juntos resultam em. um material inovador e resistente, com estampas.

O processo de compactação tem como objetivo reduzir os espaços vazios, aumentar a rigidez e a resistência do solo assim como reduzir a permeabilidade. Através da compactação o maciço se torna mais homogêneo e com a redução dos vazios o peso específico aparente do solo aumenta.

Compactação é o processo pelo qual as partículas do solo e agregados são rearranjados, tendo estes últimos suas forma e tamanho alterados. Esse rearranjo resulta no decréscimo do espaço poroso e aumento da densidade (HAMZA; ANDERSON, 2005).

A compactação é definida como o aumento da densidade do solo em um mesmo volume com a redução da sua porosidade. Isso ocorre quando o solo é submetido a um grande esforço ou compressão, expulsando o ar dos poros e rearranjando as partículas.

Carboneto metálico O carboneto metálico, também chamado de metal duro, é o mais conhecido produto da metalurgia do pó. Tem importância fundamental no campo das ferramentas de corte, peças de desgaste e brocas para perfuração de rochas.

O processo de atomização é uma técnica de obtenção de pós utilizada em muitas indústrias, como as de plásti- cos, resinas, detergentes, pesticidas, corantes (pigmentos), fertilizantes, produtos alimentícios (leite em pó, café solú- vel, extratos de plantas, etc.), produtos farmacêuticos e também na cerâmica1.

Com a metalurgia do pó, você reduz muito os processos de pós-produção, tais como os procedimentos para a remoção de metal. Isso reduz drasticamente as perdas de rendimento na fabricação e, consequentemente, reduz os custos totais.

A segunda parte do forno é dedicada ao processo de sinterização, que é conduzido entre 1120°C e 1135°C, com a duração de 10 a 30 minutos.

A compactação gera uma peça com formato final ou aproximado à peça a ser fabricada, chamada de compactado verde. É muito frágil, e o manuseio inadequado pode “esfarelar” a peça.

Sinterização pode ser definida como a remoção dos poros de uma peça cerâmica, previmanete conformada, acompanhada por retração da peça, combinada com crescimento e formação de ligações fortes entre partículas adjacentes.