O que é o reboco paulista?

Perguntado por: emoraess . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

O que é o reboco paulista? Também conhecido como revestimento em camada única! Esse revestimento, pode ser chamado de “emboço único” ou “emboço paulista”, ou ainda “massa única”; é feito somente com chapisco e emboço, eliminando-se o reboco e deixando-se a superfície do emboço mais lisa para receber a pintura.

Esse sistema é formado por três etapas: a primeira, é a do chapisco, que garante aderência à superfície; a segunda, do emboço, regulariza a parede; e a terceira e última etapa corresponde ao reboco, que proporciona uma parede plana e lisa para aplicação de pintura.

O reboco é responsável por deixar a superfície plana e lisa para que os serviços de pintura sejam realizados no local. Segundo profissionais da área, recomenda-se um traço de 1:2:6 de cimento, cal, areia fina e água para a obtenção de um reboco de qualidade.

Existem quatro tipos de chapisco, são eles:

  • 1 – Convencional. Mais utilizado, resistente e bastante áspero, aplicado com uma massa em proporção de areia x cimento em 3 x 1 – 3 partes de areia para cada parte de cimento.
  • 2 – Industrializado. ...
  • 3 – Chapisco rolado. ...
  • 4 – Chapisco com brita.

Reboco com gesso x reboco tradicional

  • maior durabilidade, já que a massa é feita com areia, cimento e cal;
  • mais resistência;
  • impermeabilidade, por isso é ideal para áreas externas e espaços úmidos;
  • oferece uma ótima acústica;
  • equilibra a temperatura interna do ambiente;
  • pode ser perfurado.

Posso rebocar uma parede sem chapiscar? Pode, mas não é indicado, pois ao chapiscar a parede você criar uma camada que irá ajudar a segurar o reboco. Essa camada terá dupla função, pois ela irá fixar no bloco ou tijolo e do outro lado irá fixar no reboco que virá posteriormente.

Revestimento de Massa Única
A massa única, popularmente chamada de emboço paulista, é atualmente a argamassa mais utilizada para o acabamento final, já que possui as propriedades de proteção do emboço e um acabamento final de qualidade que dispensa a aplicação do reboco, quando bem executado.

O emboço é a etapa intermediária do acabamento, isto é, uma argamassa composta de cimento, areia grossa, água e aditivos que tem como função fazer o nivelamento do chapisco, deixando a superfície mais preenchida para receber, enfim, o reboco.

Areia lavada fina: a areia lavada fina é aquela cujos grãos têm diâmetros que variam de 0,05 milímetros e 0,42 milímetros. Ela é a mais indicada para a fabricação de argamassas para revestimentos internos, como reboco fino e liso.

5.15 A espessura do emboço não deverá ultrapassar 20,0 mm, de modo que, com a aplicação de 5,0 mm de reboco, o revestimento de argamassa não exceda 25,0 mm.

Antes de aplicar o reboco é necessário fazer a fixação das mestras ou taliscas. As mestras servirão de guia para o seu pedreiro não errar na espessura. As mestras geralmente são retalhos de piso ou pedaços de madeiras fixados na alvenaria com a própria argamassa do chapisco.

Depois de lixado, o reboco precisa receber o selador pré-pintura, a massa corrida ou acrílica e depois a tinta de acabamento final.

O reboco, ou massa fina, nada mais é do que uma camada que prepara a superfície da parede para receber pintura ou revestimento cerâmico. Essa camada pode ser feita de argamassa de areia e cal, industrializada ou não, ou ser substituída por massa corrida.

SmartCal

A SmartCal é um aditivo concentrado plastificante que substitui a cal no preparo de argamassas de assentamento ou de reboco. É um produto liquido e, por isso, torna o trabalho mais prático e garante a economia de material e um excelente acabamento.

Usar cal na argamassa da alvenaria cerâmica preenche vazios e agiliza cura da parede. Na presença de ar, a cal endurece e atua como retentora da água de misturas. Se estiver misturada ao cimento, é ela quem vai hidratá-lo, junto da areia, que também carrega umidade. Elas vão soltando água, lentamente, à mistura.

Uma dica: para paredes externas, invista em um pigmento mineral com boa resistência aos raios ultravioletas para dar mais longevidade à pintura. No caso de paredes internas, a adição de uma resina acrílica possibilita maior coesão e aderência da cal à estrutura.

Conhecido como argamassa de ancoragem, regularização e acabamento, o produto Plastter, da empresa que leva o mesmo nome, substitui o chapisco, reboco e massa acrílica, reduzindo o custo da mão-de-obra.

Isso significa que, se o reboco for aplicado diretamente sobre uma parede que não tenha sido chapiscada, é provável que o reboco não tenha aderência à superfície; portanto, o chapisco propicia a aspereza necessária para aderir o reboco, impedindo que o material se descole do tijolo ou do bloco.

três dias

O tempo de cura é três dias. Na sequência vem o emboço, constituído por cal e areia no traço de 1:4. A mistura com água precisa descansar, no mínimo, 36 horas até obter plasticidade.

Experiências mostram que o traço (receita) mais indicado para rebocos externos e/ou internos é 1:2:9 (cimento:cal: areia média lavada) + aditivo impermeabilizante no caso das paredes externas. Recomenda-se que o primeiro item a ser levado em conta, não seja o preço mas sim a origem e qualidade da areia.