O que é o seno de um ângulo?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

O seno de um ângulo é a razão entre o cateto oposto ao referido ângulo e a hipotenusa de um triângulo retângulo. Dessa forma, pode-se entender que a razão é o resultado da divisão da medida do cateto oposto pela medida da hipotenusa.

Vale destacar que o seno (o cosseno e a tangente) de um ângulo só variam de acordo com a variação do ângulo, isto é, independentemente do comprimento dos lados do triângulo, sempre que o seno observado for o de 30°, seu valor será 1/2.

que como eu projeto esse 121 60 no mesmo lugar eles vão ter um mesmo valor de seno então sendo de 60 será o seno de 120 por isso que vale.

sen60° = sen2·30° = 1/2·1/2 = 1/4. Entretanto, observe que o seno de 60° não é igual a 1/4.

O Seno de qualquer ângulo é o valor que encontramos ao dividir o seu cateto oposto pela hipotenusa.

3 – Observe que apenas dois lados e um ângulo do triângulo podem ser usados nas razões trigonométricas. Se um desses lados for a hipotenusa e o outro não tocar o ângulo em questão, a razão será seno. Se um dos lados for a hipotenusa e o outro tocar o ângulo em questão, a razão será cosseno.

Dado um triângulo de lados a, b e c, com o ângulo  conhecido, a fórmula da lei dos cossenos é a² = b² + c² - 2bc cosÂ, ou seja, o comprimento do lado a é igual à soma do quadrado da medida dos lados b e c menos duas vezes o produto da medida dos lados b e c com o cosseno do ângulo oposto ao lado a.

Função cosseno
O cosseno de um ângulo sempre estará sob o eixo das abscissas (x). Nesse sentido, o cosseno de um ângulo será sempre positivo no 1º e 4º quadrantes e negativo no 2º e 3º quadrantes.

Encontramos o valor do seno de 30º calculando a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa. Já o valor do cosseno de 60º é a razão entre o cateto adjacente e a hipotenusa. Portanto, quando dois ângulos são complementares, o valor do seno de um é igual ao valor do cosseno do outro.

Seno, cosseno e tangente são divisões realizadas entre as medidas de lados de um triângulo retângulo. Elas podem ser usadas para relacionar essas medidas de lados a medidas de ângulos, formando um estudo conhecido como Trigonometria. Essas divisões são conhecidas como razões trigonométricas.

Representação no ciclo trigonométrico: Imagem: A imagem da função seno é o intervalo [-1, 1]. Isso é um fato conhecido pois os valores que o seno pode assumir para qualquer valor de x podem variar apenas de -1 e 1.

O seno de um ângulo faz parte da Geometria Plana, em específico o estudo do triângulo retângulo. Sendo assim, se o seno procurado não estiver aplicado a um triângulo retângulo, não será possível realizar o cálculo do seno de 20°.

Como medir os ângulos?

  1. Colocar o centro da base do transferidor sobre o vértice do ângulo.
  2. Colocar o ponto que indica 0º do transferidor em um dos lados do ângulo.
  3. O outro lado do ângulo apontará para a sua medida.

Sendo sen 37 graus = 0,6, calcule: Esta na foto.

Da mesma forma, para calcular sen(165°) faríamos 165° = 120°+45°. Apesar de 120° não ser um dos arcos notáveis, podemos aplicar as relações de simetria e verificar que sen(120°) = sen(60°) e que cos(120°) = -cos(60°).

sen (225º) = sen (315º) cos (45º) = cos (315º)

O seno de 30° corresponde a divisão entre o cateto oposto e a hipotenusa. Do mesmo modo, que o seno de 60° também é a divisão entre cateto oposto e a hipotenusa.

Dado um ângulo de 35º, para obtermos o valor do seu seno digitamos o valor 35 e em seguida a tecla SIN. Nesse caso aparecerá no visor o número irracional 0,5735764363510460961... . Isso significa dizer que sen35º = 0,573576... , um número irracional, pois é uma dízima não periódica.