O que é o significado de subsistência?

Perguntado por: ejaques . Última atualização: 19 de maio de 2023
/ 5 7 votos

1 Estado ou qualidade do que é subsistente. 2 Estado das pessoas ou coisas que subsistem, que se mantêm; conservação, estabilidade, permanência. 3 Conjunto dos meios mínimos necessários (alimentação, moradia etc.)

1 sustento, sustentação, sobrevivência, vida, manutenção, provisão, mantimentos, alimentos, alimentação, víveres.

Viver apenas com o necessário para a sobrevivência; Pessoa que está se mantendo viva com o mínimo possível. Ela vive em situação de subsistência.

O que é agricultura de subsistência? A agricultura de subsistência é uma modalidade de cultivo de terra que consiste na produção de alimentos para manter o agricultor e sua família, com uma pequena porção destinada ao comércio em sua comunidade.

Entre os principais produtos cultivados nas propriedades de subsistência estão o arroz, feijão, milho, mandioca, batata, frutas, hortaliças, entre outros. Após suprir as necessidades das pessoas envolvidas, o excedente é trocado ou vendido para a aquisição de produtos que não são cultivados nessas propriedades.

O mesmo que: alimentações, manutenções, provisões, sobrevivências, sustentos.

Trata-se do salário de subsistência ou o salário natural. O homem precisa viver de seu salário, que deve ser suficiente, no mínimo, para a sua manutenção. Esses salários devem até constituir-se em algo mais, na maioria das vezes, pois de outra forma não seria possível para ele sustentar a sua família.

Século XVI - O início com a cana
A monocultura era a base da época e outras culturas eram cultivadas apenas para a subsistência.

Como é praticada em pequenas propriedades, não são destinadas ao mercado externo do consumo, mas sim à subsistência da família ou do grupo à qual pertencem. Isto não significa que não haja troca de produtos com outras comunidades que também praticam o mesmo tipo de agricultura.

A agricultura de subsistência pode ser caracterizada por aquela com métodos tradicionais de cultivo por grupos familiares ou comunidades.

A agricultura de subsistência é a produção de alimentos focada em suprir as necessidades de um grupo de pessoas, que pode ser uma família ou não. Nesse caso, o foco do agricultor não é comercializar os seus produtos no mercado, mas garantir as suas demandas internas.

Diferente da agricultura comercial (também chamada de agricultura moderna) que tem como foco a larga produção e a venda dos produtos cultivados, na economia de subsistência os produtos não são para vender ou lucrar.

Se você quer começar a viver fora do sistema, você precisará aproveitar o poder de cooperação da natureza. Seu primeiro passo para uma vida autossustentável, pode ser romper com a rede elétrica e produzir a própria energia através de sistemas solares.

Vantagens e desvantagens da agricultura de subsistência

  • Não há desperdício dos alimentos.
  • Não há ausência de mão de obra.
  • Não há superpopulação.
  • Há trabalho e atividades para todos.
  • Alimentos mais saudáveis, livres de substâncias químicas.

Quais são as características da agricultura de subsistência?

  • baixa produtividade;
  • dificuldade para conseguir empréstimos e financiamentos;
  • falta de auxílio dos grandes produtores e de empresas, que compram seus produtos.

Além de garantir a segurança alimentar da própria família, essas propriedades são responsáveis pelo abastecimento de alimentos de muitas outras pessoas, até de grandes metrópoles, como é o caso do chamado “cinturão verde” de São Paulo.

Confira quais são os cinco principais tipos de agricultura e entenda mais detalhes sobre cada um deles.

  • Agricultura tradicional.
  • Agricultura moderna.
  • Agricultura familiar.
  • Agricultura patronal.
  • Agricultura orgânica.

A agricultura de subsistência pode ser definida como uma prática que ocorre quando fazendeiros cultivam alimentos para atender às próprias necessidades, de suas famílias e de sua comunidade, em pequenas propriedades. Ou seja, é a agricultura para suprimento próprio e não para fins comerciais.

Agricultura de subsistência no Brasil
Os principais produtos são arroz, feijão, batata, milho, mandioca, frutas e hortaliças. É um importante instrumento para diminuição da miséria.

Sendo dom de Iahweh ao povo de Israel, a terra incorpora um ideal de propriedade inalienável, cujo direito de posse pertence somente a Deus.

A agricultura de subsistência é uma modalidade que tem como principal objetivo a produção de alimentos para garantir a sobrevivência do agricultor, da sua família e da comunidade em que está inserido, ou seja, ela visa suprir as necessidades alimentares das famílias rurais.