O que é o sistema de transmissão?

Perguntado por: eguterres . Última atualização: 25 de maio de 2023
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O que é o sistema de transmissão? O sistema de transmissão possui um conjunto de engrenagens, polias e eixos que levam a energia do motor às rodas do carro. É por causa disso que o veículo anda, pois o motor funciona em uma determinada rotação por minuto e a energia fornecida gira as rodas.

  • 1 – Diferencial. O diferencial tem como principal função transformar o torque em movimento para as rodas. ...
  • 2 – Embreagem. ...
  • 3 – Caixa de marchas.

COMPONENTES DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO E SEUS MODELOS

  • Na transmissão de seu veículo, ele contém diversos componentes, cada um deles trabalha de forma diferente. ...
  • – A Embreagem. ...
  • – Conversor de torque. ...
  • – Caixa de Câmbio. ...
  • – Diferencial. ...
  • – Semieixo. ...
  • – Eixo Cardan.

A transmissão mecânica é, de forma resumida, o processo pelo qual acontece a transferência de potência e movimento de um motor para outros elementos que compõem uma máquina.

Os principais sistemas de um veículo automotor são:

  • Sistema do motor.
  • Sistema de transmissão.
  • Sistema de direção.
  • Sistema de suspensão.
  • Sistema de freios.

A transmissão automática é um sistema que permite ao motorista não precisar fazer a troca de marcha manualmente. Com esse sistema, o próprio carro consegue “perceber” quando a marcha precisa ser trocada e realiza a mudança. Com esse sistema, o carro não precisa de embreagem.

Nos veículos com transmissão mecânica os principais componentes do sistema são a roda e o motor. A comunicação entre o motor e as rodas é feita por meio da embreagem e do câmbio. A transmissão mecânica manual está presente na maioria dos automóveis, especialmente no caso do Brasil.

A transmissão automática funciona hidraulicamente, usando um conversor de torque e um conjunto de engrenagens planetárias que permitem a troca de marcha, sem a interrupção da transmissão de potência do motor. Este é responsável por estabelecer todas as relações que o câmbio produz.

Ela é o componente que, de certa forma, “regula” a troca de marchas. O que possibilita que as trocas do veículo ocorram de forma segura. Assim, não são exclusividade de automóveis de câmbio manual e também fazem-se presentes em carros automáticos.

O sistema de transmissão dos veículos é composto por vários itens. Dentre eles, os principais são: embreagem, caixa de câmbio, eixo de transmissão e o diferencial.

O diferencial automotivo é o responsável por transformar a velocidade que vem do eixo em duas velocidades diferentes.

Entende-se por transmissão a condução de movimento ou potência (rotação e torque) de um ponto a outro, dentro de uma máquina, ou entre máquinas distintas. Tem-se, por exemplo, a transmissão de potência do motor até os pneus dentro de um trator.

Os principais elementos de transmissão de movimento são: eixos, acoplamento cônico, polias, engrenagens, correntes, acoplamentos elásticos.

As correias mais usadas são planas e as trapezoidais. A correia em V ou trapezoidal é inteiriça, fabricada com seção transversal em forma de trapézio. É feita de borracha revestida de lona e é formada no seu interior por cordonéis vulcanizados para suportar as forças de tração.

O sistema de lubrificação do motor serve para preservar o conjunto mecânico do automóvel. É esse sistema que garante a durabilidade das peças no longo prazo. Em outras palavras, a lubrificação evita atrito, desgaste e o superaquecimento do motor, garantindo o bom funcionamento do veículo.

Amortecedor, braço oscilante, pivô, batente e barra estabilizadora fazem parte do sistema de suspensão do veículo. Ele é responsável por absorver as irregularidades do solo, mantendo a estabilidade do automóvel e o conforto dos ocupantes.

Um sistema mecânico geral pode ser entendido como um conjunto interdependente de partículas, corpos materiais, rígidos e/ou elásticos, e elementos fluidos, unidos entre si através de engastes, rótulas, elementos elásticos e outros.

O câmbio manual possui uma caixa de marchas que permite as relações de transmissão da força do motor para as rodas por meio de um pedal de embreagem. No câmbio automatizado, a embreagem continua presente, mas passa a ser acionada por um sistema elétrico, que elimina a necessidade do pedal.

Eles podem ser de vários tipos: convencional com conversor de torque e engrenagens planetárias, automatizado, CVT (polias continuamente variáveis) ou de dupla embreagem. E com tantos detalhes técnicos, é fácil ficar confuso e cair em enrascadas sobre a manutenção.