O que é o superlativo sintético?

Perguntado por: emedeiros4 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

O superlativo absoluto sintético atua como intensificador das características atribuídas a um substantivo, conferindo, assim, expressividade à fala e à escrita. Aprendemos na escola que o adjetivo é a classe de palavras que tem como função qualificar o sujeito.

Sintética: a intensificação se faz por meio do acréscimo de sufixos. Por exemplo: O secretário é inteligentíssimo. Superlativo Relativo: ocorre quando a qualidade de um ser é intensificada em relação a um conjunto de seres.

O Dicionário Eletrônico Houaiss diz que o adjectivo fácil tem dois superlativos absolutos sintéticos: facílimo e facilíssimo.

* Há formas sintéticas para o grau comparativo de superioridade no que se refere aos adjetivos “bom”, “mau”, “grande” e “pequeno”, as quais são representadas por “melhor”, “pior”, “maior” e “menor”. Exemplos: Este procedimento é melhor (do) que o outro. Meu desempenho foi pior (do) que o seu.

O superlativo é usado para expressar o grau mais alto e intenso de uma característica ou qualidade. Ele costuma estabelecer uma relação entre um substantivo e um grupo de substantivos. Exemplo: John is the oldest student in his class. (John é o aluno mais velho da turma dele.)

Eles podem ser de dois tipos: grau superlativo absoluto analítico e grau superlativo absoluto sintético. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O superlativo analítico é formado a partir do acréscimo de palavras como super, muito, extremamente e extraordinariamente.

Existem três tipos de superlativo: superlativo de inferioridade, superlativo de superioridade (dividido de acordo com o número de sílabas do adjetivo ou advérbio), e superlativo de adjetivos irregulares.

O grau mais alto do adjetivo feliz é felicíssimo.

A forma correta e mais frequente é amicíssimo e provém do superlativo latino amicissimu-.

humílimo | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O grau superlativo de antigo é antiquíssimo.

Por outras palavras, melhor diz respeito ao adjetivo bom e ao advérbio bem, no grau comparativo de superioridade. Quanto ao superlativo, corresponde este a ótimo.

macérrimo

Por se apoiar na raiz latina, macérrimo é considerada a forma erudita do superlativo absoluto sintético de magro. Outra flexão possível é magríssimo, que se apoia na forma portuguesa do adjetivo. No Brasil, é muito comum o emprego de magérrimo.

Para fazer o superlativo com o adjetivo far, que significa “longe”, escreve-se the farthest.

Conforme o tipo de comparação dos adjetivos, há três tipos de grau comparativo:

  • comparativo de igualdade: A receita dela é tão saborosa quanto a sua.
  • comparativo de de superioridade: A receita dela é mais saborosa do que a sua.
  • comparativo de inferioridade: A receita dela é menos saborosa do que a sua.

O superlativo absoluto sintético de feio só pode ser feiíssimo (fei-íssimo), porque o positivo é fei-o e não fe-o.