O que é Pai Seta Branca?

Perguntado por: oarruda5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Pai Seta Branca é uma presença constante na história do Vale do Amanhecer. Nas narrativas míticas dos fiéis, é considerado um “espírito de luz”, “um espírito que se alimenta das energias do 'céu'”.

Além de Pai Seta Branca, compõem o panreâo religioso do Vale do Amanhecer entidades da Umbanda edo Espiritismo como Mãe Conga, Pai João de Enoque, Pai João de Aruanda, Mãe D'aruanda, Caboclo Tupinambá, Caboclo Sete Flexas, Cabocla Jurema, Mãe Tilde, Doutor Fritz, Doutor Be- zerra de Menezes, dentre outros.

Representa a massa de ar, as águas frias e imóveis do começo do mundo, controla a formação de novos seres humanos, é o senhor dos vivos, preside o nascimento.

Talvez o principal deles seja aquele que distingue o Apará do Doutrinador, que se encontra afixado em uma faixa nas cores amarela e roxa que os médiuns utilizam desde o seu processo de iniciação, quando suas vestes ainda são brancas. Esse símbolo distintivo também se encontra nas capas e coletes utilizados.

Pai Seta Branca e o mito fundante da comunidade
Pai Seta Branca é uma presença constante na história do Vale do Amanhecer. Nas narrativas míticas dos fiéis, é considerado um “espírito de luz”, “um espírito que se alimenta das energias do 'céu'”.

A cidade Vale do Amanhecer
criada em torno do templo; e a outra que nos remete à doutrina e/ou o conjunto de práticas religiosas. Para diferenciar essas duas realidades, optou-se pelo termo Cidade do Amanhecer para diferenciar a urbanização da religião.

Na doutrina a estrela de seis pontas se mostra sob forma de dois triângulos equiláteros sobrepostos e invertidos. Na estrela cadente o triangulo amarelo expressa a força do sol e o azul simboliza a força da lua.

O mentor espiritual dessa doutrina é o ;Pai Seta Branca;, um espírito que, entre outras encarnações, teria sido um guerreiro inca, autor de muitas façanhas em combate, depois martirizado pelos colonizadores espanhóis.

Oxalá

Oxalá é o Orixá mais velho, filho de Olorum. Foi a ele que seu pai confiou o saco de criação para criar o mundo.

Òrìsà-Nlá ou Obàtálá, “O Grande Òrìsà” ou “O Rei do Pano Branco”, ocupa uma posição única e inconteste do mais importante orixá e do mais elevado dos deuses iorubás. Foi o primeiro a ser criado por Olódùmarè, o Deus Supremo. É também chamado Òrìsà, ou Obà-Igbò ou Òrìsà-Ìgbò [...]

Oxalá

Oxalá é o grande orixá da criação e em sua honra os iniciados no candomblé vestem-se de branco todas as sextas-feiras, cumprindo alguns outros resguardos de ordem alimentar e comportamental. A cor é, no entanto, utilizada em muitas outras ocasiões, por diversos motivos. Branco é a cor que festeja o ano novo.

O indivíduo dedicado à doutrina jurídica é de fato um cientista, pois é movido pela investigação, pelo processo empírico, buscando desvendar os mais diversos temas da área jurídica, trazendo à luz do conhecimento uma filosofia que reflita o mais fielmente possível o comportamento da sociedade na qual está inserido.

O que é um médium doutrinador? O médium doutrinador é quem realiza a doutrinação de espíritos. É ele quem se conecta e se comunica com os espíritos desencarnados a fim de proporcionar ajuda e esclarecimento.

Para doutrinar, basta o conhecimento intelectual dos postulados do Espiritismo; para evangelizar é necessária a luz do amor no íntimo. Na primeira, bastarão a leitura e o conhecimento; na segunda, é preciso vibrar e sentir com o Cristo.

sal·ve |sálvè| Expressão designativa de saudação, de cumprimento. (Equivale a Deus te salve ou Deus vos salve.)

Tia Neiva diz que a sua filosofia ;é unir a todos;, embora cada um tenha o livre abrítrio para professar esta ou aquela crença, uma determinada linha religiosa. Exemplificou que no Vale do Amanhecer tanto a Umbanda como o Candomblé se sentem bem, não havendo nenhuma restrição, entre as diversas correntes.