O que é parcelamento de débito na conta de luz?

Perguntado por: nmota . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

Para as contas em atraso acima de 61 dias, os consumidores poderão parcelar a fatura de energia em até 12 vezes, (entrada + onze parcelas com juros de 1% ao mês).

Como funciona o pagamento das parcelas? Você pode fazer o pagamento de duas formas: na fatura de energia ou no cartão de crédito. No dois casos, você pode parcelar em até 24 vezes iguais.

Clientes com faturas vencidas há mais de 180 dias podem parcelar em até seis vezes.

Na própria conta de luz, em que o consumo mensal e o valor da parcela vêm juntos na mesma fatura. No campo “Descritivo”, o cliente pode acompanhar o andamento do parcelamento para o controle. Já na modalidade “Avulso”, o parcelamento fica separado da fatura mensal.

Acesse o site da Light. Clique em “Parcelamento de débitos”. Informe CPF e e-mail.

Quantos dias posso atrasar? Entre um boleto de negociação vencido e a oficialização da quebra de acordo, há um período de tolerância. Esse tempo vai depender de cada empresa credora e costuma variar em média de 1 dia até 1 mês. Por isso é importante estar ciente de todos os detalhes do acordo.

Parcelamento na Agência Virtual (autoatendimento)
O parcelamento poderá ser emitido para unidades consumidoras ligadas ou cortadas. Caso não consiga usar a Agência Virtual, clique no botão correspondente abaixo para solicitar o parcelamento.

Para aderir à renegociação com a Equatorial, é necessário apresentar cópia do RG e CPF, comprovante de endereço e comprovante do débito. A entrada mínima exigida é de 5% do valor da dívida, e não haverá cobrança de juros mora, multa, atualização e juros de financiamento.

Quantas contas posso ter em atraso até que a Energisa realize o corte de energia do meu imóvel? Conforme determina a Resolução N° 414 da ANEEL artigo 173, a concessionária poderá suspender o fornecimento de energia por atraso no pagamento das faturas após 15 (quinze) dias da entrega da notificação.

Corte pode vir com apenas uma conta atrasada
Os consumidores que ficarem com as contas de luz atrasadas podem ter o serviço interrompido e sofrer corte de energia. Entretanto, não existe uma quantidade mínima de contas em aberto que permita o corte no fornecimento de energia.

Muitas empresas renegociam dívidas e parcelam contas atrasadas. Para isso, o consumidor pode ir a uma agência de atendimento ou acessar o site da concessionária. Empresas como Enel São Paulo, por exemplo, permitem o parcelamento em até 12 vezes. Também é importante lembrar o desconto para famílias de baixa renda.

O que fazer quando pagar duas vezes o valor da conta de luz? O valor pago por engano deve ser descontado na próxima fatura de forma automática, sem que o consumidor precise apresentar qualquer comprovante.

Conforme orientação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), quando o consumidor paga a mesma fatura duas vezes, a Cooperativa deve creditar o valor pago em duplicidade para ser descontado na próxima fatura a ser emitida, de forma automática, sem que o consumidor precise apresentar qualquer comprovante.

"O recebimento dos valores pagos em dobro é um direito do consumidor. O crédito (da empresa ao consumidor) pode ocorrer, mas precisa ser aceito pelo consumidor. A retenção dos valores pagos em excesso é indevida e pode configurar uma prática comercial abusiva, nos termos do art.

Isso significa que, se o valor total da sua conta de energia for menor que R$75, ela virá zerada e sem o código de barras para pagamento. Mas, fique tranquilo, o valor será cobrado na conta do mês seguinte (sem multas ou juros), quando a soma dos valores for superior a R$75.

Parcelamento de contas em atraso: Os clientes que estiverem com uma ou mais contas em atraso podem pagar e parcelar o débito em aberto em até doze vezes nos cartões de crédito Mastercard e Visa, e também via boleto.

O QUE É ISTO??? O banco Bradesco simplesmente lançou em minha fatura de cartão de crédito um "PARC. FACIL" que eu não fazia a mínima ideia do que se trata. Pelo que li em reclamações anteriores, trata-se de um parcelamento de saldo de fatura que o cliente porventura tenha deixado de pagar.