O que é perspectiva de abordagem?

Perguntado por: acarvalho9 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Trata-se de uma abordagem que vem contribuindo para o avanço das pesquisas em educação, principalmente em relação às temáticas que envolvem o estudo sobre aprendizagem docente, atividade docente de estudo, construção do conhecimento pedagógico, desenvolvimento profissional, trajetórias e saberes docentes na educação ...

Minayo (1994, 2000) diz que a pesquisa qualitativa responde a questões particulares, enfoca um nível de realidade que não pode ser quantificado e trabalha com um universo de múltiplos significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes.

abordagem qualitativa oferece três diferentes possibilidades de se realizar pesquisa: a pesquisa documental, o estudo de caso e a etnografia.

2.1 Abordagem Metodológica
O uso da metodologia perfaz um importante instrumento de caracterização de uma pesquisa, dando-lhe a correta forma mediante a qual se empregam métodos e técnicas que são adotados para a obtenção do conhecimento acerca do objeto de estudo.

Para utilizar uma abordagem qualitativa, o problema de pesquisa tem que se relacionar aos motivos que levam um indivíduo a fazer alguma ação, a pensar de determinada maneira, a acreditar em algo, entre outras análises subjetivas que só podem ser feitas a partir da interação com participantes.

As características gerais da pesquisa qualitativa são: foco na interpretação e não na quantificação; ênfase na subjetividade; o processo de pesquisa é flexível; maior interesse pelo processo do que pelos resultados; o pesquisador exerce influência sobre a situação de pesquisa e também é influenciado por ela; é um ...

O que são métodos de pesquisa?

  • Pesquisa qualitativa. A pesquisa qualitativa argumenta os resultados do estudo por meio de análises e percepções. ...
  • Pesquisa quantitativa. ...
  • Pesquisa quali-quanti. ...
  • Pesquisa descritiva. ...
  • Pesquisa exploratória. ...
  • Pesquisa explicativa. ...
  • Pesquisa bibliográfica. ...
  • Pesquisa de campo.

Tipos de pesquisa qualitativa

  • Etnografia. A etnografia é aquela pesquisa que estuda as qualidades e características do objeto de estudo mediante a observação participante. ...
  • Pesquisa participativa. ...
  • Pesquisa-ação. ...
  • Pesquisa etnográfica aplicada à educação. ...
  • História de vida. ...
  • Análise temática.

A pesquisa quantitativa se concentra em dados numéricos (por exemplo, estatísticas), enquanto a pesquisa qualitativa se concentra em dados não numéricos, tais como palavras.

Nesta perspectiva, Gil (1999) menciona que a pesquisa qualitativa é subjetiva ao objeto de estudo, ergue-se sobre a dinâmica e abordagem do problema pesquisado e visa descrever e decodificar de forma interpretativa os componentes de um sistema complexo de Page 5 Rodrigues, Oliveira & Santos , Rio de Janeiro, v. 2, n. 1 ...

Ou seja: é o conjunto de atividades sistemáticas que permite que você alcance os objetivos da pesquisa. Em outras palavras, o método de abordagem refere-se ao conjunto de métodos que vão organizar, de forma lógica, o pensamento para solucionar o problema da pesquisa.

Além da observação, da entrevista e dos questionários, outro instrumento de coleta de dados na pesquisa qualitativa é a análise de materiais ou análise documental. Trata-se da busca de informações em materiais já existentes como livros, filmes, documentos, relatórios, entre outros.

A pesquisa qualitativa descritiva implica na elaboração de uma pergunta ampla de pesquisa. Por exemplo, o pesquisador poderia desenvolver uma pergunta de pesquisa acerca de um estudo de caso sobre o processo utilizado por um distrito escolar para selecionar um novo diretor para a instituição.

Tipos de pesquisa – As abordagens metodológicas que podem ser utilizadas em pesquisas científicas se dividem em três tipos: quantitativa, qualitativa e quanti-qualitativa. Segundo a professora, cada uma dessas abordagens, apresenta uma espécie de “radiografia” do que se busca.

No que tange às abordagens e correntes teóricas, destacam-se as três grandes forças, Behaviorismo, Psicanálise e Gestalt, segundo os autores mais tradicionais da história da produção do saber psicológico, podendo destacar Schultz e Schultz (2002), Cordioli (1993) e Bock et al. (2001).

Na prática os dados qualitativos são dados que atribuem uma característica a um determinado objeto. Um exemplo simples: imagine uma garrafinha de água. Ao observar que a garrafinha tem a cor azul, estamos atribuindo a esse objeto um dado qualitativo.