O que é PICC na enfermagem?
O PICC é um dispositivo de acesso vascular inserido perifericamente, tendo a ponta localizada em nível central, na altura do terço distal da veia cava, podendo possuir lúmen único ou duplo.
O que é PICC no paciente?
Os cateteres venosos centrais de inserção periférica (PICC) são dispositivos intravenosos, introduzidos através de uma veia superficial ou profunda da extremidade superior ou inferior até o terço distal da veia cava superior ou proximal da veia cava inferior.
Como funciona o PICC?
Um cateter PICC é um cateter inserido em uma veia na parte interna da parte superior do braço e que se estende para uma veia maior que leva ao coração. Um cateter PICC permite que medicamentos, nutrientes, hemoderivados e fluidos sejam administrados para uma veia grande. Também podem ser coletadas amostras de sangue.
Quanto tempo a PICC pode ficar?
6 meses
O cateter PICC é recomendado para pessoas que precisam fazer algum tipo de tratamento que dura muito tempo, pois após ser colocado, pode permanecer na pessoa até 6 meses.
Qual o tempo de permanência do PICC?
72 horas
Implantação do PICC
Se a terapia puder ser infundida em acesso venoso periférico, puncionar e manter 72 horas.
Qual a diferença entre cateter venoso central e PICC?
Em comparação a uma linha CVC, uma linha PICC é inserida em uma veia do braço ou da mão. Como acontece com o CVC, o cateter é deslizado ao longo de veias de calibre maior até atingir a veia cava superior. Tanto as linhas CVC como PICC permitem o acesso venoso de longo prazo sem picadas frequentes de agulha.
Quem faz o acesso PICC?
Podem realizar a passagem do PICC apenas enfermeiros qualificados para a prática, como normatiza a Resolução Cofen nº 258/2001. O parecer ainda reconhece que auxiliares e técnicos, bem como outros enfermeiros, estão aptos a prestar auxílio durante a execução do procedimento.
Quem pode passar o PICC?
No entanto, o COFEN, no Parecer n.º 243/2017, compreendeu que a inserção de PICC é procedimento facultado ao enfermeiro capacitado e a indicação deve ser consenso entre médico responsável e enfermagem.
Quem coloca o PICC?
A implantação do cateter PICC pode ser feito por um médico cardiovascular ou enfermeiro habilitado, dura em média uma hora e pode ser feito em um ambulatório, não sendo necessário a internação em um hospital.
Quais são os cuidados de enfermagem com PICC?
Cuidados de Enfermagem
* Antes de trocar o curativo verificar se há eritema, exsudato ou edema. Apalpar delicadamente em torno do local da inserção para sentir se a área está sensível. * No banho, proteger o curativo para não molhar. * Se necessário o uso de conectores, estes devem ser trocados a cada 72 horas.
Qual o valor de uma PICC?
Um comparativo sobre os custos da inserção de PICC por enfermeiros a beira leito e de cateter venoso central (CVC) por médicos em centro cirúrgico mostrou que a inserção do PICC teve um custo 40% menor, apesar do valor do CVC ter sido de R$32,00 e o do PICC, R$610,00.
Quais são as complicações do PICC?
Em relação às complicações do PICC, a maioria dos artigos evidenciou: a flebite mecânica, infiltração e/ou extravasamen- to, exteriorização cateter, presença de in- fecção associada ao cateter, rompimento do cateter, obstruções, embolia de cateter e manuseio inadequado do curativo.
Pode Salinizar PICC?
Nos casos de uso intermitente manter salinização a cada 6 horas. Este procedimento poderá ser realizado pela enfermeira da unidade treinada, porém, em casos de dificuldade, deverá entrar em contato com a equipe do PICC.
O que significa a sigla CDL na enfermagem?
Os cateteres duplo-lúmen (CDL) representam uma ferramenta essencial do armamentário terapêutico do nefrologista e do cirurgião vascular. Os CDLs permitem acesso vascular imediato, fornecendo fluxo sanguíneo adequado para a realização de hemodiálise (HD) em situações emergenciais como a insuficiência renal aguda.
Porque o PICC obstrui?
A obstrução do PICC pode decorrer da oclusão trombótica ou não trombótica, parcial ou total do lúmen do cateter, o que limita ou impede a administração de soluções ou a aspiração de sangue pelo dispositivo, comprometendo a segurança do paciente por ocasionar atraso ou interrupção da terapia (PEDREIRA, 2015).
Como fazer o curativo do PICC?
Os curativos devem ser trocados usando técnica asséptica apropriada, que inclui a utilização de máscara, luva estéril e material para curativo, não utilizando soluções alcoólicas ou pomadas antimicrobianas no sítio de inserção.
Pode lavar o cateter com soro fisiológico?
Geralmente, o líquido usado na manutenção do cateter é uma solução de heparina (processo conhecido como “heparinização”) ou soro fisiológico (conhecido como “lavagem do cateter”).