O que é possível inconsistência no cadastro único?

Perguntado por: iespinosa3 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

A mensagem 'CPF inconsistente no cadastro NIS', em geral, aparece por conta de conflitos de dados. Acontece que, por motivos de segurança, quando os seus dados cadastrados na Receita Federal não batem com os dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), o seu acesso é bloqueado.

Famílias cadastradas que não são beneficiárias de nenhum desses programas sociais, mas que também foram identificadas com divergência de renda. Para regularizar a situação cadastral é necessário a Atualização Cadastral por parte do Responsável Familiar – RF após a data de 18/12/2021.

Para verificar se sua família está na averiguação e evitar o bloqueio de benefícios, é muito simples: basta acessar o site da prefeitura, clicar na aba Secretarias, escolher Assistência Social, ir no banner em destaque e clicar na averiguação cadastral.

Regularize a situação do CPF: caso haja alguma pendência, você precisará solucioná-la junto à Receita Federal. Dependendo da situação, pode ser necessário comparecer a uma unidade da Receita Federal, apresentar documentos e fornecer informações adicionais para regularizar o CPF.

O que é inconsistência de dados? Inconsistência de dados é qualquer imprecisão nas informações que circulam pela empresa.

Esta mensagem costuma aparecer quando há algum dado cadastral incorreto ou divergente nas suas informações pessoais, ou seja, um conflito de dados.

O cruzamento foi feito a partir de 11 bases de dados. Foi utilizada também uma plataforma desenvolvida pelas secretarias de Governo Digital e de Previdência e Trabalho. A nova base será usada também para outros programas de renda e de emprego que venham a ser lançados.

As famílias com registros cadastrais desatualizados serão convocadas para o processo de revisão e averiguação. Após a convocação, os beneficiários terão dois meses para prestar as informações.

O cadastramento das famílias no Cadastro Único permite identificar seu grau de vulnerabilidade, con- siderando questões como renda, condições de moradia, de acesso ao trabalho, à saúde e à educação.

Por que o Auxílio Brasil é bloqueado? O motivo mais comum para que as famílias tenham o Auxílio Brasil bloqueado é a falta de atualização dos dados cadastrais do CadÚnico.

Mas e a pessoa que mora sozinha? Para ter direito ao benefício ela deve ter a renda de meio salário mínimo ou de até três? De acordo com o Ministério da Cidadania, a pessoa que mora sozinha tem uma renda que corresponde a de toda família, ou seja, ela está no perfil de quem recebe até R$ 3.135 por mês.

Para os cadastros suspenso, após realizar a atualização será necessário aguardar um período médio entre 45 a 60 dias, geralmente voltando ao benefício depois de dois meses. O motivo da demora, segundo o governo, é por conta do pente-fino que está sendo realizado desde o início do ano na lista de beneficiários.

A melhor maneira de verificar se seu cadastro foi aprovado é por meio da consulta ao Número de Identificação Social (NIS) ou pelo aplicativo Meu CadÚnico. O NIS é fornecido quando você faz o cadastro e pode ser utilizado para checar o status em postos de atendimento ou na página do Cadastro Único.

O CPF fica suspenso quando há algo de errado ou incompleto no cadastro do contribuinte. O mais comum é que as inconsistências apareçam no nome, data de nascimento, nome da mãe ou Título Eleitoral, já que a Receita Federal cruza os dados com as informações da Justiça Eleitoral.

Pessoas cadastradas há menos de 45 dias não serão localizadas, pois a informação de seu cadastro ainda não estará disponível na Consulta Cidadão. Pra saber o número do NIS ou ver se as suas informações estão atualizadas não é mais preciso ir até o Cras.